Sustentabilidade

6º lugar: Comprovei

Compartilhar:

A mineira Comprovei criou uma plataforma para controle logístico. Entre seus clientes estão grandes empresas como Braspress, Roge, Suzano Papel e Celulose, Distribuidora Santa Cruz, DHL, Luft, Swift, Marfrig, Marba, e outras. 

Ela possui sócios-gestores e sócios-conselheiros. Do primeiro time fazem parte os dois fundadores – o CEO, Halley Takano, que concedeu esta entrevista a HSM Management, e Ricardo Miura, responsável pelo customer success – e mais Gustavo Padial, responsável por growth hacking, e Weber Oliveira, que cuida da tecnologia. O segundo time é composto por Hans Hickler e Rodrigo Argueso, ambos executivos experientes do mercado de transportes.

FATOS E NÚMEROS

* Fundada em 2014 em Itajubá (MG)
* Investimento anjo de R$ 200 mil (depois, bootstrapping)
* 12 funcionários
* 2 milhões de entregas/mês (dado de maio de 2018)
* 1º lugar na categoria transporte e logística

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Resolvemos, por meio da tecnologia, a difícil logística de coletas e entregas dos prestadores de serviços de transportes. A Comprovei é uma plataforma SaaS, B2B, para visualização e comprovação em tempo real da logística de coletas e entregas, e ajuda na gestão do SLA [Service Level Agreement] que os prestadores de serviços de transportes fazem.

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Eu diria que é o “multiview tracking”, o mecanismo que dá visibilidade ao longo de todas as etapas de toda cadeia logística de entregas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Quando começamos, as empresas não consideravam a etapa de entrega de seus produtos como parte do produto em si. Consideravam responsabilidade das transportadoras contratadas. Essa negação foi a inspiração. Sabíamos que toda inovação implica mudança de comportamento, e ali estava uma clara necessidade de mudança comportamental de nossos futuros clientes embarcadores – damos esse nome a todos os players que embarcam seus produtos nas transportadoras, como indústrias, distribuidores, atacadistas, rede de varejo, e-commerce e operadores logísticos.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Idealizamos a Comprovei quando o smartphone não era tão popular entre os motoristas de caminhão e ninguém queria saber de colocar nada na nuvem. Então, amigos e familiares nos chamavam de loucos. Diziam que os motoristas jogariam os celulares pela janela. Na verdade alguns fizeram isso! [risos] E tivemos de aprender a fazer tudo do zero. Nunca havíamos desenvolvido nada para cloud; nada de apps Android ou IOS; nada de geolocalização, geocodificação ou GPS; nada de IoT. 

**VOCÊS PIVOTARAM?**

Não me lembro quantas vezes tivemos de pivotar. Acho que erramos quase em tudo que se possa imaginar, modelo de negócio, precificação, política comercial, definição de produtos, mercado-alvo. Só não erramos no time. Os que começaram conosco em 2014 estão com a gente até hoje.

**QUAL A AMBIÇÃO EM CINCO ANOS?**

 Não fazemos planos para cinco anos, nem sabemos fazer isso; planejamos um ano, no máximo. Talvez atingir o nível de 200 milhões de entregas por ano, em vez das 2 milhões atuais. Nossa visão é que a Comprovei seja protagonista da transformação na logística de transportes brasileira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

IA aprofunda a crônica escassez de talentos no Brasil

Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

O papel da GenAI na experiência do cliente

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Uncategorized
A Gestão Inteligente de Processos, impulsionada por IA e automação, redefine a eficiência operacional: elimina gargalos, potencializa produtividade e transforma dados em vantagem competitiva para empresas que buscam liderar na era digital

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura