Sustentabilidade

6º lugar: Comprovei

Compartilhar:

A mineira Comprovei criou uma plataforma para controle logístico. Entre seus clientes estão grandes empresas como Braspress, Roge, Suzano Papel e Celulose, Distribuidora Santa Cruz, DHL, Luft, Swift, Marfrig, Marba, e outras. 

Ela possui sócios-gestores e sócios-conselheiros. Do primeiro time fazem parte os dois fundadores – o CEO, Halley Takano, que concedeu esta entrevista a HSM Management, e Ricardo Miura, responsável pelo customer success – e mais Gustavo Padial, responsável por growth hacking, e Weber Oliveira, que cuida da tecnologia. O segundo time é composto por Hans Hickler e Rodrigo Argueso, ambos executivos experientes do mercado de transportes.

FATOS E NÚMEROS

* Fundada em 2014 em Itajubá (MG)
* Investimento anjo de R$ 200 mil (depois, bootstrapping)
* 12 funcionários
* 2 milhões de entregas/mês (dado de maio de 2018)
* 1º lugar na categoria transporte e logística

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Resolvemos, por meio da tecnologia, a difícil logística de coletas e entregas dos prestadores de serviços de transportes. A Comprovei é uma plataforma SaaS, B2B, para visualização e comprovação em tempo real da logística de coletas e entregas, e ajuda na gestão do SLA [Service Level Agreement] que os prestadores de serviços de transportes fazem.

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Eu diria que é o “multiview tracking”, o mecanismo que dá visibilidade ao longo de todas as etapas de toda cadeia logística de entregas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Quando começamos, as empresas não consideravam a etapa de entrega de seus produtos como parte do produto em si. Consideravam responsabilidade das transportadoras contratadas. Essa negação foi a inspiração. Sabíamos que toda inovação implica mudança de comportamento, e ali estava uma clara necessidade de mudança comportamental de nossos futuros clientes embarcadores – damos esse nome a todos os players que embarcam seus produtos nas transportadoras, como indústrias, distribuidores, atacadistas, rede de varejo, e-commerce e operadores logísticos.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Idealizamos a Comprovei quando o smartphone não era tão popular entre os motoristas de caminhão e ninguém queria saber de colocar nada na nuvem. Então, amigos e familiares nos chamavam de loucos. Diziam que os motoristas jogariam os celulares pela janela. Na verdade alguns fizeram isso! [risos] E tivemos de aprender a fazer tudo do zero. Nunca havíamos desenvolvido nada para cloud; nada de apps Android ou IOS; nada de geolocalização, geocodificação ou GPS; nada de IoT. 

**VOCÊS PIVOTARAM?**

Não me lembro quantas vezes tivemos de pivotar. Acho que erramos quase em tudo que se possa imaginar, modelo de negócio, precificação, política comercial, definição de produtos, mercado-alvo. Só não erramos no time. Os que começaram conosco em 2014 estão com a gente até hoje.

**QUAL A AMBIÇÃO EM CINCO ANOS?**

 Não fazemos planos para cinco anos, nem sabemos fazer isso; planejamos um ano, no máximo. Talvez atingir o nível de 200 milhões de entregas por ano, em vez das 2 milhões atuais. Nossa visão é que a Comprovei seja protagonista da transformação na logística de transportes brasileira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco