Sustentabilidade

6º lugar: Comprovei

Compartilhar:

A mineira Comprovei criou uma plataforma para controle logístico. Entre seus clientes estão grandes empresas como Braspress, Roge, Suzano Papel e Celulose, Distribuidora Santa Cruz, DHL, Luft, Swift, Marfrig, Marba, e outras. 

Ela possui sócios-gestores e sócios-conselheiros. Do primeiro time fazem parte os dois fundadores – o CEO, Halley Takano, que concedeu esta entrevista a HSM Management, e Ricardo Miura, responsável pelo customer success – e mais Gustavo Padial, responsável por growth hacking, e Weber Oliveira, que cuida da tecnologia. O segundo time é composto por Hans Hickler e Rodrigo Argueso, ambos executivos experientes do mercado de transportes.

FATOS E NÚMEROS

* Fundada em 2014 em Itajubá (MG)
* Investimento anjo de R$ 200 mil (depois, bootstrapping)
* 12 funcionários
* 2 milhões de entregas/mês (dado de maio de 2018)
* 1º lugar na categoria transporte e logística

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Resolvemos, por meio da tecnologia, a difícil logística de coletas e entregas dos prestadores de serviços de transportes. A Comprovei é uma plataforma SaaS, B2B, para visualização e comprovação em tempo real da logística de coletas e entregas, e ajuda na gestão do SLA [Service Level Agreement] que os prestadores de serviços de transportes fazem.

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Eu diria que é o “multiview tracking”, o mecanismo que dá visibilidade ao longo de todas as etapas de toda cadeia logística de entregas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Quando começamos, as empresas não consideravam a etapa de entrega de seus produtos como parte do produto em si. Consideravam responsabilidade das transportadoras contratadas. Essa negação foi a inspiração. Sabíamos que toda inovação implica mudança de comportamento, e ali estava uma clara necessidade de mudança comportamental de nossos futuros clientes embarcadores – damos esse nome a todos os players que embarcam seus produtos nas transportadoras, como indústrias, distribuidores, atacadistas, rede de varejo, e-commerce e operadores logísticos.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Idealizamos a Comprovei quando o smartphone não era tão popular entre os motoristas de caminhão e ninguém queria saber de colocar nada na nuvem. Então, amigos e familiares nos chamavam de loucos. Diziam que os motoristas jogariam os celulares pela janela. Na verdade alguns fizeram isso! [risos] E tivemos de aprender a fazer tudo do zero. Nunca havíamos desenvolvido nada para cloud; nada de apps Android ou IOS; nada de geolocalização, geocodificação ou GPS; nada de IoT. 

**VOCÊS PIVOTARAM?**

Não me lembro quantas vezes tivemos de pivotar. Acho que erramos quase em tudo que se possa imaginar, modelo de negócio, precificação, política comercial, definição de produtos, mercado-alvo. Só não erramos no time. Os que começaram conosco em 2014 estão com a gente até hoje.

**QUAL A AMBIÇÃO EM CINCO ANOS?**

 Não fazemos planos para cinco anos, nem sabemos fazer isso; planejamos um ano, no máximo. Talvez atingir o nível de 200 milhões de entregas por ano, em vez das 2 milhões atuais. Nossa visão é que a Comprovei seja protagonista da transformação na logística de transportes brasileira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura