Sustentabilidade

9º lugar: Forebrain

Do mundo acadêmico para os negócios, a startup ajuda a gerar insights de marketing com a ajuda de eletroencefalogramas

Compartilhar:

Imagine uma plataforma de analytics SaaS na qual as marcas podem ter insights a respeito da resposta inconsciente que os consumidores dão a diferentes estratégias de comunicação. Esse é um dos produtos da empresa criada pelos neurocientistas Ana Carolina Souza e Billy Nascimento, a Forebrain. Em um laboratório com equipamento de eletroencefalograma, eles já atendem a empresas como Globo, Grupo Boticário, Natura, Porto Seguro, Coca-Cola, Santander e agências como DPZ&T, entre outras. Ana Souza conta mais sobre a Forebrain.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2010 no Rio de Janeiro (RJ)
* 20 funcionários
* 2º lugar na categoria marketing

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Aplicamos neurotecnologia para compreender a fundo o que toca a mente e o coração dos consumidores, analisando sua reação a comerciais audiovisuais na mídia, a marcas, a produtos, a embalagens e relacionando isso com o comportamento de compra. Trata-se de um modelo mais eficiente de pesquisa de mercado.

**QUAL É O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**

É a Brain, uma inovação importante na área de pesquisa de mercado. Essa plataforma de analytics no modelo SaaS conecta anunciantes com o cérebro dos consumidores, apresentando resultados como foco visual, engajamento atencional, resposta emocional e nível de memorização dos comerciais pelos consumidores segundo a segundo, permitindo o direcionamento de estratégias e uma série de aprendizados. Usamos neurociência indo além dos modelos tradicionais de pesquisa por encomenda. 

Outro diferencial é contar com um database de mais de mil comerciais avaliados de maneira padronizada. Um terceiro diferencial é o compromisso com a qualidade científica do trabalho; somos fieis a nossa origem acadêmica.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

O Billy viu a aplicação do conhecimento neurocientífico no marketing muitos anos atrás, num congresso, antes de o assunto entrar na agenda empresarial, e direcionou sua carreira acadêmica para os estudos em neuromarketing e neuroeconomia. No fim do doutorado, ele decidiu que era a hora de empreender e me convidou para ser sua sócia – eu era sua colega de laboratório na UFRJ, além de amiga.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Foram desde o acesso ao capital até as famosas dores do crescimento, quando precisamos de maior formalidade e estruturação dos processos. Mas tivemos muito apoio de diferentes origens, o que nos ajudou a ir pivotando continuamente até encontrar o melhor modelo de negócio.

**QUAIS OS RESULTADOS ATÉ AGORA? QUAL O FUTURO?**

Os resultados: algoritmos proprietários robustos, um banco de dados robusto, muitos clientes importantes que representam diversos segmentos do mercado e a conquista de uma posição de referência na área, tanto no Brasil quanto fora, na associação internacional de neuromarketing, a NMSBA. O próximo passo é desenvolver modelos preditivos, baseados em inteligência artificial; aumentar a inteligência no banco de dados; internacionalizar.   

Em cinco anos, nossa ambição é ter uma empresa consolidada no Brasil e clientes na América Latina.Também queremos ampliar o laboratório e investir na equipe.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura
Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura