Uncategorized

Podcast, a mídia dos apaixonados

É curador de conteúdo HSM e líder do time de conteúdos originais da plataforma. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e em Edição pela Universidade Mackenzie, participa da produção e execução de parcerias, como o podcast CBN Professional, e produção de conteúdos para a HSM Experience.

Compartilhar:

“O podcast é uma mídia de apaixonados”, dizia um amigo há poucas semanas. Só em seu celular, ele assina cerca de 25 canais diferentes – das mesas de discussão sobre mecânica quântica à visão panorâmica do jornalismo investigativo. O podcast de fato tem o poder de tornar-se um novo hábito para quem o descobre. Abrangente, democrático, heterogêneo, capaz de abraçar multidões em sua enormidade de assuntos, gêneros, dimensões, línguas e mentes criativas.

O podcast tem apresentado uma expressiva curva de crescimento nos últimos anos e, em particular, ganha mais espaço no portfólio de mídias dos executivos brasileiros. Ele, que junta em seu nome os conceitos de “Personal On Demand” e “broadcast”, está (re)ensinando aos gestores  como nichos são poderosos: empresas como a norte-americana Podfly ou a brasileira Radiofobia são a prova disso; abrigam do marketing de conteúdo aos documentários, passando por plataforma de educação. Você já pensou em usar podcast para treinamento de funcionários dentro de sua empresa ou para comunicar-se com seus clientes potenciais? Ele é uma tábula rasa esperando por aquilo que você produzirá. 

O podcast traz a particularidade de ser a mídia de mais fácil produção já vista, mas, ao mesmo tempo, talvez seja a de mais difícil consumo para não iniciados  Uma situação curiosa: pense que você, que lê esta coluna agora, é um potencial podcaster; é só pegar seu celular, gravar uma ideia ou mensagem e publicar na internet gratuitamente. A parte difícil está na conquista daqueles dispostos a ouvi-lo; assinar um canal de conteúdo ou mesmo baixar um agregador de podcasts podem ser processos que geram certa resistência nas pessoas. Afinal, você pode estar se perguntando: que raios é um “agregador de podcasts?”

Deixando para trás o diletantismo e partindo para o profissionalismo, o podcast passa por uma etapa em que se estabelece como uma mídia poderosa e expressiva. Aqui na HSM já começamos a abraçar esse canal tão cheio de potencial; iniciativas como Like a Boss (um podcast que conversa com líderes inovadores) e o CBN Professional (um dos principais podcasts de negócios do atualidade) contextualizam as discussões sobre negócios que já aconteciam em outros ambientes, elevando seu alcance a praticamente todos os smartphones do globo.

Vale a pena fazer podcasts e vasculhar a “podosfera” como exercício de descoberta, de afeição a novas vozes e de abertura a novas linguagens. Negócios, culinária, aviação, sociologia, games; você encontrará sua paixão em uma miríade de vozes. De fato, uma mídia de apaixonados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura