Marketing Business Driven

O poder da personalização na retenção de clientes

Aumentar a carteira de produtos e serviços pode ser um caminho para entregar o que seu público quer – e muito se fala dele. Mas, antes, analise se você pode e consegue fazer isso
Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Compartilhar:

O contexto macroeconômico atual, com guerra, inflação e incertezas econômicas, tem reduzido as verbas de marketing nas empresas e aumentado a cobrança por resultados. Com o custo de aquisição de novos clientes aumentando, é crucial investir em manter sua base.

Investir na retenção não é novidade. Sabemos que é mais barato manter clientes do que conquistar novos. O desafio? Estabelecer uma relação de confiança que vá além do que se pode enxergar atualmente. Com as expectativas dos consumidores cada vez mais elevadas em relação ao que estão comprando, é essencial entregar uma experiência personalizada. Segundo a pesquisa *State of the Connected Customer*, da Salesforce, 95% dos brasileiros consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto seus produtos e serviços.

As exigências dos clientes estão diretamente relacionadas à base de confiança que é construída com a marca. Não basta parecer essencial para seu cliente, você precisa oferecer uma experiência única e exclusiva que faça diferença, o que reforça o papel da personalização como grande diferencial nos resultados. Só que… as empresas estão preparadas para essa personalização? E o que é preciso para conseguir personalizar na medida certa?

Primeiro, devemos criar um ecossistema de dados, pois ele facilita, e muito, o desenvolvimento de serviços personalizados. Os dados do cliente vão orientar a criação de produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades dele, ampliando as oportunidades de relacionamento entre empresa e consumidor e abrindo mais possibilidades no aumento de receita para seu negócio.

Mas atenção! Aumentar a carteira de produtos e serviços gera, automaticamente, mais custos para a sua empresa. É preciso ser bastante cauteloso e manter o equilíbrio entre o que o cliente deseja e o que você consegue criar para atender às reais necessidades do público.

Portanto, conheça o seu cliente e invista em ações assertivas e personalizadas, com alto valor para o público. Eventos online de conteúdos exclusivos, por exemplo, não demandam altos investimentos financeiros e permitirão que você crie um elo de relacionamento cada vez mais forte com os clientes. Mais: faça pesquisas frequentes, escute o que o público tem a dizer sobre seus produtos e serviços e utilize esses dados para um aprimoramento constante do seu negócio.

Puxando a sardinha para a nossa brasa, os mecanismos de marketing digital colaboram muito com a personalização. Não apenas possibilitam segmentar sua base de clientes de forma inteligente, criando uma comunicação personalizada que aproxima deles a sua marca, como também permitem acompanhar as reações e as respostas sobre o que é comunicado. Essa é uma forma de incentivar o engajamento e promover uma conexão incrível com seu público, gerando uma poderosa retenção e garantindo bons resultados para as organizações.

Artigo publicado na HSM Management nº 156.

Compartilhar:

Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Artigos relacionados

O futuro dos eventos: conexões que transformam

Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura
Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura