O governo britânico está utilizando nudges para tornar suas políticas mais eficazes. Em 2010, lançou uma unidade dedicada a isso, o Behavioural Insights Team (BIT). Mas você sabe o que é nudge?
Há dez anos, o termo “nudge” começou a entrar no vocabulário ativo dos gestores. Originalmente, designa o ato de tocar de leve o ombro de uma pessoa a fim de chamar sua atenção para algo. Os especialistas em economia comportamental Richard Thaler e Cass Sunstein, autores de _Nudge: o empurrão para a escolha certa_, trataram de trazê-lo para o mundo dos negócios e ressignificá-lo. Em linguagem business, nudge é um meio de direcionar os comportamentos desejados sem ter de recorrer a ordens, instruções, incentivos agressivos ou punições. E pode ser utilizado por quaisquer organizações – tanto empresas e famílias como governos.
Recentemente, a revista _Rotman Management_, ligada à escola de negócios da University of Toronto, publicou artigo do líder do BIT, o psicólogo britânico David Halpern, explicando o framework que ele aplica para desenvolver nudges na terra da rainha, batizado de Mindspace:
**M de Mensageiro** – É preciso entender que nós, seres humanos, somos fortemente influenciados por quem transmite uma informação.
**I de Incentivos** – Nossas respostas a incentivos são moldadas por atalhos mentais previsíveis (vieses heurísticos), como a propensão a evitar perdas de qualquer jeito.
**N de Normas** – Somos fortemente influenciados pelo que os outros fazem.
**D de Defaults (padrões)** – Vamos com a “manada” das opções preestabelecidas.
**S de Saliência** – Nossa atenção sempre recai sobre o que é novo e sobre o que é relevante para nós.
**P de Primórdios** – Nossas ações costumam ser influenciadas por gatilhos subconscientes.
**A de Afetos** – Nossas associações emocionais podem moldar nossas ações.
**C de Comprometimento** – Tentamos ser coerentes com nossas promessas públicas e com o princípio da reciprocidade.
**E de Ego** – Agimos sempre de modo a nos sentirmos pessoas melhores.
O BIT foi logo copiado por governos do mundo todo, do Canadá à Índia. No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro tem estruturado projetos de nudge nos últimos dois anos, em parceria com organizações internacionais. Como conta o consultor José Moulin Neto, um dos responsáveis pelo programa, o nudge já acumula várias conquistas, incluindo maior pagamento de impostos – só uma carta com uma mensagem-nudge no fim do ano alavancou uma arrecadação de IPTU 200% maior.