Estratégia e Execução

Fecho dossiê: O próximo passo

O que um gestor público pode fazer imediatamente depois de ler este Dossiê? Segundo os especialistas, a mudança de mentalidade é o passo crucial. Esse gestor deve abandonar a ideia de que sua missão é sobretudo enquadrar-se às regras e perseguir dois objetivos de igual valor: o de prestar serviços públicos com eficiência e eficácia e o de prover aos cidadãos o melhor acesso a esses serviços públicos. Também deve tomar a iniciativa.

Compartilhar:

**LIVROS**

Paul Windrum e Per Koch (Org.). **Innovation in Public Sector Services: Entrepreneurship, Creativity and Management.** Edward Elgar Pub, 2008. O livro apresenta os diferentes tipos de inovação vistos em serviços do setor público e investiga as características e os condutores do empreendedorismo ali. A pesquisa ainda mostra que organizações governamentais são inovadores importantes. 

Robert Denhardt e Janet Denhardt. **Public Administration: An Action Orientation.** Cengage Learning, 2013. Os autores apresentam as teorias e a literatura acadêmica da área, além de ensinar os leitores a influenciar as operações em órgãos públicos, ajudando-os a se envolver e efetuar mudanças positivas. O livro ajuda a aumentar as chances de efetividade, desenvolvendo habilidades práticas como gestão pessoal, comunicação, delegação, motivação e tomada de decisões. 

André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara. Coletivo Educ-ação. [**Volta ao Mundo em 13 Escolas – Sinais do Futuro no Presente**](http://hsm.link/?PJxUJyO)**.** O coletivo visitou 13 espaços de aprendizagem em nove países, à procura de histórias inspiradoras que revelassem novos olhares e iniciativas que estão revolucionando a educação contemporânea.

**ESTUDOS**

[**Innovations in Governance and Public Administration: Replicating what Works.**](http://hsm.link/?idWoc2i) Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, 2006. Aborda os desafios e oportunidades de inovação na administração pública, oferecendo ideias, exemplos e ferramentas úteis para adotar práticas inovadoras. 

**ARTIGOS**

 Marcelo James Vasconcelos Coutinho. [**Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual.**](http://hsm.link/?mh5sh7m) Levanta a literatura atual sobre a administração pública voltada para o cidadão, com princípios que visam melhorar os serviços públicos, tornando-os mais acessíveis. 

Fernando Luiz Abrucio. [**Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas.**](http://hsm.link/?toaynct) Reconstitui a trajetória da administração pública brasileira nos últimos 20 anos, analisando avanços, novidades, erros e problemas de gestão. 

Vera Lúcia Peixoto Mendes. [**Inovação gerencial na administração pública, cidadania e direitos dos brasileiros.**](http://hsm.link/?3ZJ9XL3) Discute a inovação gerencial na administração pública e sua contribuição para os brasileiros entenderem seus direitos. 

**INTERNET**

[**Revista de Administração Pública.**](http://hsm.link/?LGsQFuK) Fundação Getulio Vargas. Trata de assuntos relativos à efetividade e à equidade da ação pública e traz contribuições de diversas áreas do conhecimento. 

[**Casoteca de Gestão Pública.**](http://hsm.link/?wugEtiw) Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Acervo digital gratuito de estudos de caso focados em administração pública, com temas como ética, políticas públicas, diversidade, inovação  e outros. 

[**The Public Sector Innovation Journal.**](http://hsm.link/?e0Vk9Ze) Compartilha informações sobre inovação no setor público. O conteúdo, online, geralmente é escrito por acadêmicos, consultores e administradores de uma ampla gama de países e com perspectivas diferentes.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança