Desenvolvimento pessoal

Tim Berners-Lee e seu plano radical para transformar a web

Com uma descentralização da rede, o inventor da web quer levar empresas como Google e Facebook a reinventar seus modelos de negócio

Compartilhar:

Criador da world wide web, Tim Berners-Lee não está feliz. Ele quer combater os impérios de Facebook, Google e Amazon. Em outubro, Berners-Lee lançou a Inrupt, uma startup cuja missão é descentralizar a internet e tirar o poder de quem lucrou com a concentração.

“É um momento histórico; temos de fazer isso agora”, disse ele à Fast Company. Desde o escândalo Facebook-Cambridge Analytica (CA) [em que os dados das pessoas foram mal utilizados por políticos], Berners-Lee sentiu-se impelido a colocar esse sonho digital no mundo real. Há anos ele desenvolve, com os colegas de MIT, uma plataforma de web descentralizada – a Solid. A Inrupt será a primeira empresa baseada na Solid e, se tudo der certo, será para a Solid o que a Netscape foi para muitos usuários no início da web: a maneira fácil de entrar. O aplicativo Inrupt permite que uma pessoa acesse todos os seus dados sem interrupções – seu calendário, sua biblioteca de músicas, vídeos, bate-papo, pesquisa, mas mantendo tudo sob seu controle.

Como funciona? Cada bit de dados que o Inrupt cria ou adiciona na Solid existe dentro de um “pod”– que é um acrônimo, em inglês, para armazenamento de dados online pessoal. Esses pods dão aos usuários da Solid o controle sobre seus aplicativos e informações na web. É assim que as pessoas vão recuperar o poder da web, o poder que hoje está com as corporações.

Revolução? Talvez. Muitas empresas terão de reinventar seu modelo de negócio.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura