Uncategorized

Como o crowdfunding promove a inovação

Estudo comprova: o uso certo do financiamento coletivo pode aumentar a chance de êxito de um novo produto ou serviço
são professores de marketing no Poole College of Management, da University of North Carolina

Compartilhar:

O crowdfunding (ou financiamento coletivo) está influindo na maneira pela qual os empreendedores lançam novos produtos. Acompanhamos mais de 200 projetos de tecnologia, design de produtos, hardware e videogames que fizeram campanhas no Kickstarter e, juntos, obtiveram mais de US$ 17 milhões de cerca de 239 mil apoiadores. E dois elementos se mostraram especialmente relevantes: 

**1. Abertura a ideias**

Em geral, quanto maior o nível de abertura, melhor o desempenho futuro do produto. Estratégias de inovação que promovem a abertura incluem buscar fontes externas de informações, como clientes, fornecedores, distribuidores e universidades. 

**2. Mais apoiadores**

A quantidade de apoiadores que um projeto consegue atrair é um importante indicador das chances futuras do produto no mercado, mais significativa até do que o montante que se consegue levantar por meio da campanha de financiamento. Isso acontece porque a importância de cada um dos apoiadores vai além de quanto ele consegue desembolsar. Essas pessoas dão retorno sobre o produto em desenvolvimento e tendem a ser ótimos divulgadores. Como atrair um número maior de apoiadores? Jamais fazer campanha quando a maior parte das atividades de desenvolvimento do produto já estiver concluída. Os apoiadores potenciais valorizam o fato de participarem do esforço que leva ao produto final, e é preciso cultivar isso. 

> **RECOMENDAÇÕES AOS EMPREENDEDORES**
>
> 1.  Abrir-se a ideias de fora. Para isso, o empreendedor deve buscar de maneira proativa sugestões de clientes, fornecedores, especialistas do mundo acadêmico, organizações profissionais e apoiadores do financiamento coletivo. Não se deve pedir apenas dinheiro aos apoiadores, mas também que compartilhem suas ideias. 
>
> 2. Realizar a campanha de financiamento logo no início do desenvolvimento do novo produto. Os potenciais apoiadores querem participar do processo desde o início. 
>
> 3. Estruturar a campanha para atrair o maior número possível de apoiadores, até mesmo aqueles que vão contribuir com pequenas somas. 
>
> 4. Manter os apoiadores informados sobre a evolução do produto

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura