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Camaradagem Alavanca a Produtividade

Um olhar mais atento aos resultados da edição de 2016 do estudo Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina mostra que um clima de companheirismo é mais motivador do que a remuneração para que haja esforço extra

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A América Latina como um todo está enfrentando o desafio de aumentar a produtividade do trabalho, e o Great Place to Work decidiu investigar como os colaboradores das organizações podem ser motivados a vencê-lo, coletando lições das empresas que são consideradas as melhores para trabalhar na região em 2016 [confira o estudo publicado com exclusividade na HSM Management nº 116].

No questionário do Trust Index, que avalia os laços de confiança dos funcionários com seus líderes, com a organização e com seus pares, buscamos entender quais das 58 questões mais indicavam que as pessoas estavam dispostas a fazer o esforço extra no trabalho capaz de refletir em aumento de produtividade. 

Descobrimos dez declarações mais relacionadas com a vontade de ir além das expectativas e, surpreendentemente, entre elas, seis estavam ligadas à dimensão de camaradagem. 

Vale lembrar que nossa metodologia define uma ótima empresa para trabalhar em cinco dimensões: é aquela na qual os colaboradores confiam nas pessoas para quem trabalham (dimensões de respeito, imparcialidade e credibilidade), têm orgulho do que fazem (dimensão de orgulho) e gostam de trabalhar em equipe (dimensão de camaradagem). 

O leitor está surpreso com o fato de o esforço extra dos funcionários não estar associado à remuneração individual, seja na forma de salários, participação nos lucros da empresa ou benefícios únicos e distintivos? O que nossa pesquisa vem mostrando ao longo dos anos é que a recompensa financeira gera motivação por tempo limitado; os fatores que têm impacto no longo prazo são aqueles relacionados com a capacidade de ter maior autonomia, o sentimento de se saber capaz e o propósito de superação.

E a existência desses três fatores depende em grande parte de as equipes conseguirem trabalhar de maneira cooperativa para alcançar os mesmos objetivos, ou seja, depende de camaradagem. 

**INDICATIVOS DA DISPOSIÇÃO DE SER MAIS PRODUTIVO**

* Posso contar com a ajuda das pessoas
* Estamos todos juntos nessa
* As pessoas aqui se preocupam com os outros
* Aqui há um sentido de “família” ou de time
* Este é um lugar amigável para trabalhar
* Este é um lugar onde trabalhar dá prazer 
* As pessoas gostam de vir trabalhar aqui
* Os líderes mantêm suas promessas
* Os chefes reconhecem o bom trabalho e o esforço extra
* Levando tudo em conta, eu diria que este é um excelente lugar para trabalhar 

Os líderes não conseguem forçar os colaboradores a experimentar um sentimento de camaradagem, mas podem incentivar que haja um ambiente familiar, amigável, divertido e alinhado à cultura corporativa.

Um modo de promover a cultura de camaradagem é estabelecer uma visão estratégica clara sobre os funcionários que parta do pressuposto de que eles são capazes de encabeçar projetos, dando-lhes não só as ferramentas para fazê-lo, como também espaço e tempo, e premiando suas contribuições.

Além disso, o gestor precisa criar e promover espaço e tempo para o desenvolvimento de atividades sociais, e sempre que possível ele próprio deve construir relacionamentos pessoais com os subordinados e pares.

Em suma, tanto a organização como os líderes têm de oferecer condições favoráveis para o fortalecimento da camaradagem – isso, se quiserem que cada colaborador evolua de maneira positiva e gere o ganho de produtividade esperado.

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