Uncategorized

A IA E O FUTURO DAS COISAS

Compartilhar:

Muitas das tecnologias reunidas no guarda-chuva inteligência artificial existem há 50 anos ou mais. A novidade é que agora temos dados, nuvem, poder computacional para aproveitá-las. Assim, a IA está para o final dos anos 2010 como as redes sociais estavam para o final dos 2000 e a web para o final dos 1990: nenhuma empresa pode ignorá-la. Mas não é para você adotá-la correndo. 

Este Dossiê mostra como incorporar efetivamente a IA. Um artigo do BCG esclarece os desafios específicos da gestão; um estudo McKinsey propõe por onde começar; um ranking traz empresas com uso inovador de IA e mostra o que a China vem fazendo; uma reportagem traça o panorama brasileiro atual e as perspectivas. 

Os seres humanos serão substituídos pelas máquinas? Como explica Fabio Maia, cientista do instituto de inovação Cesar, de Recife, nosso cérebro ainda é muito superior à IA. O computador com maior capacidade de processamento do mundo hoje, chinês, precisa ser dez vezes mais veloz para alcançar nosso cérebro em uma corrida – são 97 petaflops/s ante 1 exaflop/s ( flop/s é uma medida de cálculos por segundo). Além disso, a IA tem só uma dimensão – computacional – e nós temos três – computacional, socializante e autônoma. 

Devemos ser substituídos em algumas tarefas, é claro, e temos de manter a vigilância, mas, para resolver os não poucos problemas complexos atuais, tudo indica que continuaremos a ser imprescindíveis por um bom tempo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura