Momentos de incerteza fazem você congelar ou enchem você de energia? Pertenço ao segundo grupo e, por sempre olhar a perspectiva do copo meio cheio, percebo este nosso momento como extremamente convidativo a um processo de transformação.
Mas qual transformação seria essa? Com uma hipótese na cabeça, resolvi lançar mão do recurso de enquetes do linkedin e perguntar para a minha rede:
### Na sua opinião, a transformação em curso é digital ou de pessoas?
E o resultado, que obviamente não tem validação estatística, não me surpreendeu: 91% respondeu que a transformação é de pessoas e somente 9% disse que é digital.
O que me fez partir para uma segunda pergunta: será que estamos prontos para esta transformação pessoal?
Para ir da teoria à prática em apenas quatro etapas, minha sugestão para quem deseja pegar este caminho sem volta é a seguinte:
#### Etapa 1: Defina o seu propósito de mudança
O que você pretende mudar, para que e por que quer se transformar? Seja específico e ataque poucas coisas por vez.
#### Etapa 2: Engaje-se na mudança
Essa fase é voltada para a capacitação. Busque conhecimento que ajudará você a chegar no propósito definido na etapa 1. Estude, leia, ouça, assista e absorva.
#### Etapa 3: Pratique a transformação
Aqui é onde começa sua mudança de comportamento, de postura e atitude diante do desafio que escolheu atacar.
#### Etapa 4: Internalize
A última etapa desse ciclo é para que os aprendizados e conhecimentos sejam consolidados. Isso significa coloca-los em prática no seu dia-a-dia, no seu jeito de pensar e agir.
E, como todo ciclo, você pode voltar para a etapa 1, definir um novo propósito e tornar contínuo o seu processo de transformação. E lembre-se que, para dar o primeiro passo, é preciso sair da sua zona de conforto. E uma coisa é certa: vai doer. Mas também será altamente recompensador.