Tecnologia e inovação

Agroecologia high tech é possível? Parte II

Tecnologia e agricultura caminham cada vez mais juntas no Brasil, gerando inovação e novas oportunidades para o setor
Técnico Agrícola e administrador, especialista em cafeicultura sustentável, trabalhou na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) e foi coordenador do Movimento Poços de Caldas Cidade de Comércio Justo e Solidário. Ulisses é consultor de associações e cooperativas e certificações agrícolas.

Compartilhar:

Com a pandemia de Covid-19, o uso da tecnologia se intensificou não só na cidade, como também no campo. Com poucos ou muitos recursos tecnológicos, os produtores já contavam com este apoio para obter sucesso e, com a crise, este processo foi acelerado.

Um exemplo que costumo dar aconteceu comigo há sete anos. Agendei uma visita a uma propriedade de agricultura familiar e no dia marcado acabou chovendo. Decidi fazer a visita assim mesmo e, chegando lá, para a minha surpresa, o agricultor disse havia sido avisado da chuva por mensagem. O monitoramento das previsões climáticas é uma das tecnologias mais utilizadas no campo. E, naquele dia, percebi que teria que aderir à ferramenta.

Outro movimento cada mais vez mais forte é o de produtores utilizando redes sociais, como Instagram e Facebook, e listas de transmissão no Whatsap para comercializar suas produções. Já a Cooperativa de Cafeicultores de Rondônia apostou em algo mais sofisticado: em uma feira do setor em Belo Horizonte apresentou, por meio de realidade virtual, detalhes sobre sua produção ‘em tempo real’.

## Oportunidades infinitas

No campo as oportunidades para o uso da tecnologia são infinitas. Uma aplicação bastante impressionante é da Alice, inteligência artificial lançada pela empresa Solinftec que usa dados e inteligência artificial para apoiar produtores nas operações e na tomada de decisão. Ou então os drones, tecnologia que vem crescendo sua aplicação no campo, pois auxilia na captura de imagens aéreas que permitem acompanhar o desenvolvimento da lavoura em relação ao surgimento de pragas, doenças e outros problemas.

São inúmeras as soluções para o agronegócio desde a gestão de cadeias de suprimento, à rastreabilidade do rebanho bovino, de inovações que auxiliam o produtor, até aquelas que facilitam o trabalho de consultores ou técnicos de campo. Inovações incrementais ou tecnologias que prometem criar um novo mercado como o caso das fazendas digitais, a exemplo da alemã Infarm, que produzem alimentos em ambientes fechados, com controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e 100% de monitoramento.

Os softwares de gestão, que auxiliam o produtor na difícil tarefa de manter controles, custos, ordens de serviços, estoques, contas a pagar etc, também estão sendo cada vez mais utilizados. Ótima notícia, dado que as atividades administrativas muitas vezes eram deixadas de lado em detrimento à operação.
Essa agricultura tecnológica, de precisão e digital está em grande expansão e, não à toa, vem atraindo a atenção de fundos de investimento, que buscam ter as agritechs em seus portifólios.

Esses investidores estão vislumbrando o grande potencial da tecnologia em aumentar a produtividade, reduzir custos e proporcionar maiores lucros em um setor que precisa continuar crescendo para alimentar uma população que em 2050 deve ser superior a 9,7 bilhões de pessoas.

## De olho no futuro

O campo muda, mas essa mudança não nasce necessariamente dentro das propriedades, mas sim em escritórios, espaços coworking, incubadoras de empresas e em polos tecnológicos. Nestes locais, há pesquisadores, universitários e profissionais com diferentes formações, como computação, gestão, marketing, automação, logística, entre outros, o que ajuda a fomentar a inovação e a criação de soluções escaláveis.

O objetivo é tornar mais previsível e seguro o processo produtivo no campo, fator que sempre esteve muito sujeito às condições climáticas. Especialistas desta área garantem que, com a tecnologia adequada, será possível atender a necessidade crescente do mundo por alimentos, de maneira abundante e segura.

Tais transformações representam para o Brasil um universo de oportunidades. Atuando de forma coordenada (governos, empresas, produtores, universidades, mídia especializada e profissionais), temos potencial para liderar não só a produção de alimentos, mas também o setor de tecnologias para o campo, gerando ainda mais emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura