ESG

Água e ESG: Uma visão integrada

Multipremiada por seu impacto social e luta, Anna Luisa Beserra, CEO da SDW, inaugura sua coluna na HSM Management em pleno Dia Mundial da Água, mostrando como sua liderança em busca da sustentabilidade começa pelo seu propósito
CEO da SDW, cientista, empreendedora social e biotecnologista formada pela Universidade Federal da Bahia. Dedica-se a democratizar o acesso à água e saneamento globalmente por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, beneficiando mais de 25 mil pessoas com o desenvolvimento de 6 tecnologias. Reconhecida internacionalmente pela ONU, UNESCO, Forbes e MIT. Foi premiada pelos Jovens Campeões da Terra, pela Forbes Under 30 e finalista do prêmio mundial Green Tech Award. Seu compromisso com a sustentabilidade, impacto social e responsabilidade social é inabalável e continua dedicando sua carreira para resolver os desafios mais prementes da nossa era.

Compartilhar:

Como nova editora da coluna ESG da HSM, tenho a honra de me apresentar a vocês.

Sou Anna Luisa Beserra, uma apaixonada defensora do acesso sustentável à água e saneamento. Sou originária do Nordeste do Brasil, especificamente Salvador, Bahia.

Aos 15 anos, minha jornada começou com a criação de uma tecnologia solar de desinfecção da água, o Aqualuz, que agora beneficia mais de 25.000 pessoas. Minha experiência, enriquecida por reconhecimentos internacionais como prêmios do MIT, da ONU e da UNESCO, forneceu-me uma perspectiva única sobre os desafios hídricos e a importância das práticas ESG nas corporações.

Neste Dia Mundial da Água, quero discutir a crítica relação entre água, sustentabilidade e o papel transformador das empresas. A água não é apenas a base da vida; é também um elemento central para a sustentabilidade empresarial.

Enfrentamos um dilema global: apesar da abundância de água no planeta, bilhões lutam diariamente pelo acesso a água potável. Aqui reside a oportunidade para as empresas de se alinharem às práticas ESG, atuando não somente como agentes econômicos, mas como motores de mudança social e ambiental.

Por aqui vou compartilhar insights sobre como incorporar práticas ESG nas estratégias corporativas, enfatizando o uso sustentável da água. No campo, vi de perto o impacto transformador de nossas soluções nas comunidades, especialmente na redução de doenças de veiculação hídrica, mudando vidas e restaurando esperanças. É essa realidade poderosa que quero trazer para a discussão ESG.

Um exemplo prático dessa transformação é a nova campanha “ELAS POR 40”, uma iniciativa colaborativa liderada pela SDW e Europa Purificadores, focada em prover acesso à água limpa a 40 famílias em Lajes dos Negros, Bahia.

Através do Aqualuz, buscamos não só melhorar a saúde e o bem-estar dessas famílias, mas também educar e fortalecer a comunidade em práticas sustentáveis de uso da água. Para realizar esse projeto, precisamos de cerca de R$125 mil enfatizando a importância de cada contribuição para transformar vidas.

Convido vocês a se juntarem a nós nesse esforço, apoiando a campanha e investindo em um futuro mais sustentável e justo. Convido vocês a se juntarem nesta jornada de responsabilidade e inovação. Através da minha lente desejo oferecer uma nova perspectiva sobre como as práticas ESG podem ser integradas de forma genuína e eficaz nas estratégias corporativas.

Com nossas ações, podemos garantir a sustentabilidade dos negócios e a preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. Neste Dia Mundial da Água, que nossa reflexão nos inspire a contribuir para um mundo onde cada pessoa tenha acesso à água limpa e segura. Vamos juntos abraçar essa transformação. A mudança começa com nossa escolha de fazer a diferença!

Compartilhar:

CEO da SDW, cientista, empreendedora social e biotecnologista formada pela Universidade Federal da Bahia. Dedica-se a democratizar o acesso à água e saneamento globalmente por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, beneficiando mais de 25 mil pessoas com o desenvolvimento de 6 tecnologias. Reconhecida internacionalmente pela ONU, UNESCO, Forbes e MIT. Foi premiada pelos Jovens Campeões da Terra, pela Forbes Under 30 e finalista do prêmio mundial Green Tech Award. Seu compromisso com a sustentabilidade, impacto social e responsabilidade social é inabalável e continua dedicando sua carreira para resolver os desafios mais prementes da nossa era.

Artigos relacionados

Superando os legados de negócio e de mindset

Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

O RH pode liderar o futuro do trabalho?

A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura