Artigos
Tecnologia e inovação
Com o uso das inovações tecnológicas, os empreendedores podem criar experiências turísticas mais convenientes, personalizadas e envolventes, que transcedem as expectativas dos viajantes
Renata Franco
Conteúdo exclusivo Singularity University
A análise de tendências é uma capacidade única do ser humano de relacionar causas e consequências entre fatos ocorridos com grandes intervalos de tempo. No entanto, essa habilidade, que é uma vantagem evolutiva, também pode gerar vulnerabilidade
Carla Tieppo
Estratégia e Execução
Não podemos nos contentar com soluções lineares que não dão conta da complexidade. a construção do pensamento complexo é o principal desafio a ser enfrentado neste momento
Carla Tieppo
Saúde Mental
Líderes podem enfrentar desafios na gestão do próprio estresse ao priorizar apenas a saúde mental dos seus liderados. Mas é possível trabalhar em benefício próprio, assim como de seus colaboradores
Inteligência artificial e gestão
Há uma necessidade urgente do Brasil acelerar o progresso na adoção e integração da inteligência artificial. Mas é preciso uma abordagem abrangente que englobe a cultura organizacional, o alinhamento estratégico e a colaboração entre os setores
Ricardo Villaça
Inovação
O talent as a service é uma evolução do modelo freelancer e tem o potencial de transformação para a sua empresa. Além da possibilidade de acessar grandes habilidades e talentos de uma forma mais ágil, econômica e efetiva
Alexandre Waclawovsky
Carreira
Os profissionais mais experientes já sabem que o networking consiste em construir relacionamentos autênticos, compartilhar conhecimentos e experiências, e criar uma rede de apoio mútuo, mas, no início da carreira, é preciso saber que deve-se explorar o seu verdadeiro poder
Sabina Augras e Laura Fuks
Coprodução HSM Management + Copastur
O comportamento do consumidor mudou depois em 2020 e, no setor de turismo, não foi diferente. Veja as tendências de "turistar" de modo tech e sustentável
Ticiana Werneck
Inovação
A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais
Rayff Machado
Diversidade
Startups fundadas por mulheres recebem menos investimentos do que as lideradas por homens, mas elas faturam mais. Organizações precisam tomar a iniciativa de investir mais no empreendedorismo feminino
Carolina Gilberti
Artigo
O framework da “teoria das restrições” ajuda a identificar os gargalos, elos mais fracos, fatores quaisquer que limitam a busca de um objetivo, e gerenciá-los para que deixem de ser limitantes, e, somado a tecnologia e dados, pode endereçar o atual desafio de supply chain
Rami Goldratt
Editorial
Toda empresa é uma empresa de tecnologia, seja qual for a atividade que exerce, assim como todo profissional. A 158ª da HSM Managament se debruça nessas novas fronteiras das organizações
Reynaldo Gama
Direto ao ponto
Serviço de saúde do varejo é tema de discussão – e dá o que pensar sobre a concorrência que vem de lugares inusitados
Redação HSM Management
Contagem Regressiva Especial
Esta Contagem Regressiva destaca três líderes tecnológicos. Britaldo Hernandez, da Solinftec; Mohamed Parrini, do Hospital Moinhos de Vento; e Paulo Alencastro, da Unico
Adriana Salles Gomes e Sandra Regina da Silva
Direto ao ponto
Demissões e redução de capital atingem startups indianas
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Blog alerta sobre seis cavaleiros do apocalipse da “dark AI”
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Modelo BIA, que se opõe ao tradicional modelo BAI, segundo pesquisadores, levaria as empresas a perder oportunidades
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Lições de Eneida, poema latino composto no século 1 a.C., podem ser aproveitadas hoje na recuperação de empresas
Redação HSM Management
Dossiê HSM
A moda agora é ter mais eficiência, menos caixa, ficar positivo, principalmente nas empresas de tecnologia, por conta da liquidez de mercado. Então percebo que, quando veem uma oportunidade, elas vão lá para explorar. Elas são mais curiosas para explorar oportunidades, têm menos amarras e não têm problema matricial ou global. Mas isso vai se espalhar muito rapidamente pelo mercado
Adriana Salles Gomes, com a redação
Dossiê HSM
O papel de promover o hábito do aprendizado contínuo e gerar abertura a mudanças tem um dono nas empresas mais tecnológicas: o chief of staff (CoS). Mais de 40% das principais empresas globais já têm um CoS na equipe de liderança. Essa taxa segue aumentando à medida que as organizações percebem o valor estratégico do cargo
Suzyanne Oliveira
Dossiê HSM
Existem as pessoas que tomam decisões baseadas unicamente em dados e aquelas que equilibram dados com experiência e intuição. Como? Fazendo as perguntas certas. Conheça a abordagem “intuição quantitativa” (QI, na sigla em inglês), criada em Stanford. Ela contém três passos para tomar decisões melhores.