Artigos

Panorama Mulheres 2023
14/07/2023
O estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper e divulgado em primeira mão por HSM Management, ajuda a enxergar abaixo da superfície e responde a perguntas essenciais sobre a liderança feminina
0 min de leitura
Inteligência artificial e gestão
14/07/2023
Com uma governança adequada, a combinação entre ciência de dados e inteligência artificial é um acelerador de transformações nos negócios, podendo levar a organização a obter maiores resultados
0 min de leitura
Tecnologia e inovação
12/07/2023
Essa tecnologia é uma alternativa promissora para suprir a demanda por desenvolvedores de aplicativos e permitir que empresas continuem expandindo seus negócios. Além de abrir espaço para ocupação de posições antes consideradas impossíveis por profissionais de outras áreas
0 min de leitura
Cultura organizacional
12/07/2023
Os componentes da identidade organizacional se ramificaram em tantos pedaços que realmente ficou difícil entender como eles se conectam. Que tal fazer uma tentativa?
0 min de leitura
Dossiê HSM
11/07/2023
Desenhar uma experiência de consumo ou de trabalho pensando na memória que aquilo vai gerar no cliente ou funcionário talvez venha a ser a grande guerra nos próximos anos. É a memória que faz as pessoas se engajarem
0 min de leitura
Dossiê HSM
11/07/2023
Ferramenta estratégica de impacto nos negócios, a experiência do cliente (CX, na sigla em inglês) ainda é um conceito mal interpretado e mal aplicado. Porém, o segredo do método passa por resolver problemas antes de tentar “encantar” as pessoas
0 min de leitura
Dossiê HSM
11/07/2023
Quando se trata de employee experience, vive-se um drama no mercado brasileiro. As armadilhas na implementação de um projeto de employer branding – ou employee branding, como tratado aqui –, podem derrotar as empresas. O assunto é desafiador, mas uma possibilidade é usar o método de cultura de Richard Barrett como framework
0 min de leitura
ESG
11/07/2023
O conselho de administração deve ser responsável pelo avanço da agenda socioambiental e climática nas organizações, exercendo influência no envolvimento de todos os elos e partes interessadas, com consistência e perenidade
0 min de leitura
Dossiê HSM
10/07/2023
O novo ambiente competitivo é “figital” – combina as dimensões física, digital e social. Nele, a oferta e a experiência dos consumidores não mais se limitam a canais. Há, isto sim, interações em comunidades de ecossistemas de negócios que são habilitadas por plataformas, mas que fluem entre a internet e o mundo de tijolo-e-cimento. Acaba o marketing de produto e nasce uma nova área de marketing – esta, central ao negócio.
0 min de leitura
Editorial
10/07/2023
A 157ª edição da HSM Management tem como tema principal a experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como prover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
0 min de leitura
Contagem regressiva
10/07/2023
A startup Cyrano.ai acrescentou psicologia para oferecer “empatia artificial” à inteligência artificial e gerar oxitocina, como diz seu CEO e cofundador, Scott Sandland, nesta entrevista. Ele esteve em São Paulo para o evento Apix 2023
0 min de leitura
Direto ao ponto
10/07/2023
As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora
0 min de leitura
Direto ao ponto
10/07/2023
Artigo sugere que eles sejam MVPs para uma nova organização
0 min de leitura
Direto ao ponto
10/07/2023
Conteúdo traz a sugestão de seis padrões de segurança para todo o mercado
0 min de leitura
Direto ao ponto
10/07/2023
Estudo nos Estados Unidos confirma que os empréstimos crescem
0 min de leitura
Dossiê HSM
10/07/2023
O Dossiê HSM da 157ª edição da HSM Management trata da experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como rover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
0 min de leitura
Dossiê HSM
10/07/2023
Pesquisas como as de base neurocientífica são instrumentos poderosos para alavancar a CX. Mas há muitas possibilidades, desde as tradicionais pesquisas de mercado, até o design thinking e o analytics de dados para conhecer o cliente. Para a entrega da experiência, uso intensivo de tecnologia
0 min de leitura
Dossiê HSM
10/07/2023
Insatisfeita com as ferramentas tradicionais de marketing, a pernambucana Iquine, terceira maior produtora de tintas do Brasil, resolveu investir na criação de uma comunidade online para conectar pintores de todo o País. Nas próximas páginas, a empresa explica como e por que decidiu lançar essa espécie de rede social, e quais os impactos já sentidos em uma indústria tradicionalmente marcada por relações analógicas entre fabricantes, prestadores de serviços e clientes.
0 min de leitura
Dossiê HSM
10/07/2023
Está chegando a hora de as empresas analisarem e desenharem o trabalho remoto com lente interseccional – com atenção aos impactos de gênero, raça, origem, deficiências e outros
0 min de leitura
Assunto pessoal
10/07/2023
Conforme estudo FEEx, da FIA, o ambiente corporativo continua a afetar a vida das pessoas no Brasil mesmo sem pandemia e com apoio psicológico
0 min de leitura
Assunto pessoal
10/07/2023
Referência no tema, a britânica Poppy Jaman mostra como as empresas podem lidar melhor com a epidemia de distúrbios emocionais
0 min de leitura