Uncategorized

Bois voadores e os empreendedores

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

No século 17, o conde Maurício de Nassau queria erguer uma ponte sobre o rio Capibaribe, no Recife, mas a Coroa holandesa lhe cortou a verba. Ele já havia erguido dois palácios, um jardim zoológico e um botânico, um observatório astronômico. Então, investiu o próprio dinheiro na construção e, para recuperar uma parte, decidiu que cobraria pedágio de quem por ali passasse. 

Tudo o que precisava fazer era arranjar um motivo para que as primeiras pessoas quisessem atravessar a ponte. Em 28 de fevereiro de 1644, ele arranjou: faria um boi voar sobre as águas. Nassau entregou o que prometeu quando uma engenhoca feita de instrumentos náuticos elevou um couro de boi inflado às alturas. 

E assim surgiu a primeira ponte das Américas, que hoje leva o nome do conde holandês e, simbolicamente, conduz à ilha do Recife antigo. Nossa editora-chefe, Adriana Salles Gomes, ouviu essa história há pouco, no Recife, enquanto atravessava a ponte em sua maratona de entrevistas para entender a essência do cluster de inovação formado pelo centro de pesquisas C.E.S.A.R e pelo parque tecnológico Porto Digital. Ela não viu nenhum boi com asas propriamente dito, mas encontrou empreendimentos de alto impacto tão criativos quanto o boi de Nassau. Acabo de voltar dos Estados Unidos e lá vi vários desses bois voadores, e não apenas no Vale do Silício. Nova York, por exemplo, está montando um ambicioso cluster com incentivos fiscais e outros estímulos criados pelo ex-prefeito Michael Bloomberg. Vemos cada vez mais cidades e países querendo montar clusters de inovação como o Vale do Silício ou Israel –só no Brasil, há 90 tenta

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura