Gestão de Pessoas

Como desenvolver a empatia no ambiente de trabalho

Habilidades comunicacionais cada vez mais serão necessárias para que consigamos lidar com os processos cotidianos do futuro. Por isso, é hora de continuar o aprendizado contínuo e focar na maneira que estamos lidando com os nossos vínculos.
Daniela Cais Chieppe é mestre em fonoaudiologia, com ênfase em comunicação profissional pela PUC-SP, é fundadora da Consultoria Daniela Cais Comunicação Interpessoal. Embaixadora no Brasil do Google Development Group (GDG), mentora do Programa StartupSP do Sebrae-SP/Campinas, mentora da Rede Mulher Empreendedora, palestrante Power Speaker, credenciada à plataforma MeetHub, conselheira da Comunidade Open Innovation Brasil, professora do MBI (Master Business Innovation ) – UFSCar, uma das criadoras do curso de extensão Habilidades do Futuro, facilitadora de treinamentos corporativos na IE Business School - Madrid.

Compartilhar:

Toda vez que um conceito é repetidamente mencionado, corre-se o risco de que seu significado fique retido num emaranhado de definições que confundem sua apreensão. Portanto, o objetivo desse artigo é trazer luz à discussão sobre a importância da empatia para o desenvolvimento profissional.

Originalmente, empatia é a capacidade de considerar e compreender a perspectiva de outra pessoa diante de situações e contextos.

A demonstração de empatia pressupõe a necessidade de validar algo que não vivenciamos, incluindo sentimentos e reações do outro como legítimos. Talvez, mais importante que reconhecer a empatia como traço de caráter, seja percebê-la como uma habilidade a ser aprendida e que faz parte da competência comunicativa.

Para melhor explorar esse tema, proponho imaginar uma trilha que transforma as ações no ambiente de trabalho e ajuda a construir a estrutura empática dos relacionamentos.

__1. O primeiro passo é buscar abordar desafios por uma perspectiva diferente__

Imagine um problema ou situação visto pela perspectiva do membro da sua equipe. Mesmo que chegue a uma conclusão diferente da dele, poderá compreender melhor o seu processo de pensamento. Independente de concordar, exercite o diferenciar.

__2. Faça perguntas para entender__

Pergunte quais experiências levaram a uma conclusão específica. Considere os fatores que fizeram com que a pessoa se sentisse como refere. Por exemplo, se estiver conversando com um comprador que está insatisfeito com um produto, você pode perguntar sobre suas expectativas em relação ao produto e as especificidades de sua experiência. Insista em perguntas até que você compreenda, pois, a empatia vem com uma compreensão mais profunda do que aconteceu.

__3. Valide o sentimento do outro__

Em suas interações, repita as preocupações e as observações da pessoa com quem você está lidando para que ela saiba que você entende. Reconhecendo o que o outro sente, verbalmente, se estabelece uma conexão em acolhimento.

__4. O próximo passo é eleger uma linha de resolução__

A partir da escuta se identifica o motivo ou o objetivo dos argumentos do outro e, sempre que possível, este entendimento faz a empatia se evidenciar na interação. O outro se sente visto quando sua perspectiva é reconhecida.

__5. Ofertar ajuda__

É muito importante observar o ambiente de trabalho e, com sensibilidade, disponibilizar ajuda a quem precisa. Isto pode se relacionar com as tarefas do trabalho, projetos e novas disposições profissionais, como pode ser a percepção de que algo está acontecendo e interferindo no trabalho – uma perda, uma dificuldade, um conflito externo. A simples possibilidade de acolhimento é um movimento facilitador das relações que pode fazer a diferença.

__6. Desafie seus preconceitos__

Por fim, olhar para dentro é o maior desafio, pois temos facilidade em acolher as semelhanças e muita dificuldade em aceitar as diferenças, tornando ainda mais importante ouvir, observar e dialogar com pessoas que têm experiências diferentes. É necessário honestidade na análise íntima dos nossos vieses inconscientes.

Com isso, fica claro enxergar a empatia como habilidade desejável pelos empregadores, afinal, ela contribui para maiores e melhores conexões entre profissionais, transformando as interações em experiências positivas e propositivas. Isto é, times mais coesos, composições mais inteligentes e propostas mais fluentes, revertidas em resultados tangíveis e intangíveis – faturamento e engajamento, por exemplo.

Vale reforçar que sempre que falamos em empatia estamos falando de uma habilidade que se manifesta por meio dos nossos relacionamentos, ou seja, está sob o guarda-chuva da comunicação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura