Estratégia e execução, Marketing e vendas

Como nasce uma marca

Ao (re)construir toda uma marca com o apoio de diversas mãos e mentes, descobri que nada substitui a dedicação de pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem diariamente
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Nunca tive medo de novidades. Ao longo da minha trajetória pessoal e profissional sempre questionei o status quo. Quando cheguei à Acesso Digital, fui logo desafiada a montar o time de marketing praticamente do zero e iniciar a divulgação de quem somos, destacando a razão de ser da empresa e os motivos que fazem os olhos de muita gente brilhar – incluindo os meus.

Era preciso reposicionar a marca e, para isso, logo notei que o processo precisava ser construído internamente, pelas mãos apaixonadas de quem está lindando com o trabalho no dia a dia.

Por que não delegar a uma agência terceira, especialista nisso? Porque era preciso que o projeto fosse genuíno, no ritmo da empresa e que tivesse características essenciais do nosso negócio e da nossa cultura.

A gente precisava se enxergar, se perceber naquilo que estava sendo proposto. E olha que ao longo da minha carreira nunca obtive problemas em delegar. Ao contrário: [gosto de dividir tarefas com o meu time](https://www.revistahsm.com.br/post/do-zero-a-pandemia-um-ano-como-cmo), porque acredito que cada pessoa tem um potencial, um talento a ser explorado e, ao lhe proporcionar desafios, colabora com o seu desenvolvimento.

Mas, (re)construir uma marca é um trabalho minucioso, deve ser feito a várias mãos e cérebros para ficar ainda mais bacana. Por isso, para não dizer que não houve apoio externo, duas especialistas foram convidadas a imergir na história, cultura e valores da empresa – no que éramos, no que cremos e no que desejávamos ser – e nos ajudaram a conduzir o processo com maestria e agilidade.

Convidamos também nossos Seres, como chamamos nossos colaboradores — e foi muito interessante ouvir suas percepções, lembranças e motivações. Conversamos com os fundadores, com quem estava aqui há muito tempo. Falamos também com quem acabara de chegar, entrevistamos conselheiros e colocamos várias cabeças para pensar juntas até chegarmos ao que nos define.

Somos a IDTech que simplifica a vida das pessoas através de sua identidade digital, permitindo que se integrem numa sociedade digital.

Ao longo de dois meses intensos de trabalho, notamos que seria preciso mudar também o nome da empresa. Apesar de o nome ser sempre algo importante e que traz o reconhecimento imediato de quem somos.

Dessa maneira, Acesso Digital não refletia mais o momento vivido e nossos objetivos. Tinha de ser [algo íntimo, simples e fácil de falar](https://www.revistahsm.com.br/post/foco-no-essencial-e-na-essencia), mas que definisse nosso sonho grande.

Algo muito importante é destacar que acreditamos na transformação da sociedade via identidade digital, na qual todos possam desfrutar dos benefícios de um mundo mais digitalizado e sem impedimentos. Sem ter de ficar provando quem é quem a todo o momento. Cada pessoa é única, deve contar e confiar na tecnologia, e isso deveria bastar.

## A paixão de uma identidade: unico

Foi da combinação de várias ideias que nasceu a __unico__. [Uma marca sonora, curta e forte](https://www.revistahsm.com.br/post/cultura-forte-marca-forte), que reforça nossa atenção exclusiva a cada cliente e a cada pessoa.

O nome é assim mesmo: escrito em letra minúscula, sem acento e em degradê de cores, com linhas retas e curvas, para mostrar a diversidade e respeito entre todos – valores tão importantes para a empresa desde que ela nasceu, que queremos manter entre nossos seres e poder levar aos nossos clientes.

A unico é uma marca de todos e de cada um, com identidade internacional e fácil assimilação. Uma marca que reflete os valores da empresa e das pessoas que a constituem: simplicidade, transparência, confiabilidade e autenticidade.

Poder participar do seu (re)nascimento foi uma grande honra e um grande orgulho. É daqueles desafios que a gente junta todos os colaboradores, passa horas se dedicando e depois exibe feliz o que conseguiu: uma marca incrível, assim como as pessoas que a constroem diariamente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Jornada de trabalho

Redução da jornada: um passo para a saúde mental e inclusão no trabalho

A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como o Brasil pode superar barreiras internas, abraçar sua identidade cultural e se posicionar como protagonista no cenário global

Angelina Bejgrowicz

11 min de leitura
Uncategorized
A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Carine Roos

4 min de leitura
Inovação
Hábitos culturais e volume de usuários dão protagonismo ao Brasil na evolução de serviços financeiros por aplicativos de mensageria

Rodrigo Battella

0 min de leitura
Uncategorized
Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Ana Fontes

4 min de leitura
Uncategorized
Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
Uncategorized
A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Edward Tse

3 min de leitura