Diversidade

Como o protagonismo feminino pode agir em áreas tradicionalmente masculinas

Mais assíduas na internet e com poder de decisão de compra maior, elas são essenciais na digitalização de setores ainda pouco conectados e, em geral, liderados por homens
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

As mulheres estão mais presentes que os homens na internet. Essa é uma das conclusões da pesquisa [Elas: Comportamentos e barreiras](https://www.linkedin.com/smart-links/AQHdhIDS5omSRQ/3cf2641e-fa6e-42b7-b7db-5422aaf355f1), divulgada no início de maio pela Nielsen, líder global em insights de audiência, dados e análises, em parceria com Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online.
De acordo com o levantamento, 90% do público feminino consultado usa a internet diariamente. Entre os homens, a taxa é de 83%.

Num contexto em que sete em cada dez empresas atuam nas redes sociais, nos aplicativos ou na internet para impulsionar suas vendas, segundo dados da FGV, não podemos mais ignorar o poder de influência e protagonismo das mulheres. É um desafio ainda maior para setores pouco digitalizados e comumente liderados por homens, como o imobiliário.

Na última pesquisa elaborada pelo Instituto Mulheres do Imobiliário, em parceria com a maior plataforma multitarefa móvel da América Latina, PiniOn, identificamos que 35% dos contratos de financiamento já eram assinados pelas mulheres. Ao interpretar os dados sobre a conectividade do público feminino e o aumento da sua presença no acesso ao crédito, desenvolvi, em parceria com a fintech CrediAll Tech, a primeira linha de crédito imobiliário voltada exclusivamente para mulheres.

Além de taxas diferenciadas e serviços que facilitam o acesso ao crédito, o programa, que recebeu o nome de CrediAll Mulher, reverte parte dos ganhos da empresa à rede Mapa do Acolhimento, entidade que atua no combate à violência doméstica.

Outra frente potencial é a de eventos. Nos dias 29 e 30 de abril, o Instituto Mulheres do Imobiliário realizou o evento presencial Soma, com o objetivo de mostrar o setor “mais completo com as protagonistas”. Com mais de 30 palestrantes e uma audiência predominantemente feminina, os painéis destacaram como as principais executivas e influenciadoras do segmento transformam os dados em estratégias de negócios, ações de impacto e resultado de venda.

Esses casos práticos mostram a importância de interpretarmos os números do crescimento do protagonismo feminino e traduzi-los em ações, especialmente em setores em que elas se destacam, como a pesquisa da Nielsen apontou: música, notícias, séries e conteúdos relacionados à saúde e beleza. Além disso, em vestuário, alimentos e eletrônicos, as mulheres estão à frente dos homens na decisão de compra.

Pensar em soluções que atendam à demanda feminina é uma missão para as lideranças estratégicas que ainda enfrentam dificuldade em estabelecer e cumprir os percentuais mínimos de participação feminina nesses cargos. Resta saber se a mesa em que as decisões estratégicas e os desenhos de produtos de nicho para o público feminino acontecem é composta, também, por executivas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Amy Webb SXSW 2025

O que são sistemas multiagentes, biologia generativa e o inteligência viva, destacados por Amy Webb no SXSW 2025

A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura
ESG
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que um gesto de empatia; é uma estratégia essencial para elevar a produtividade, reduzir custos e fomentar o bem-estar dos profissionais, dentro e fora da empresa.
3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como a obliquidade e o efeito cobra podem transformar estratégias organizacionais trazendo clareza e objetividade para questões complexas que enfrentamos no dia-dia.

Manoel Pimentel

4 min de leitura
ESG
As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento e vantagem competitiva.

Marcelo Murilo

9 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como o Brasil pode superar barreiras internas, abraçar sua identidade cultural e se posicionar como protagonista no cenário global

Angelina Bejgrowicz

11 min de leitura
Finanças
Uma das características mais importantes no mundo atual é o que Roland Barthez chamava de "Além do texto". Este é mais um daqueles artigos fantásticos que vão te ajudar a compreender entrelinhas que muitas vezes a experiência forja nosso entendimento, por isso, nos vale compartilhar estes manejos.

Fernando Seabra

4 min de leitura