Marketing
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Como os indicadores de trade marketing podem potencializar a inteligência competitiva

A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.
Gerente de Customer Success da Involves

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Dados análise

A coleta e o uso de dados estratégicos se tornaram pilares fundamentais na gestão empresarial nas últimas décadas, especialmente com o avanço da tecnologia e a digitalização dos processos de negócios – hoje, com o aperfeiçoamento de ferramentas de analytics e recursos de inteligência artificial, essas práticas deixaram de ser diferenciais competitivos para se tornarem praticamente obrigatórias. Dados como comportamento do consumidor, tendências de mercado e desempenho operacional são utilizados diariamente pelas empresas para prever demandas, ajustar preços, personalizar experiências, entre muitos outros processos.

Uma das combinações mais poderosas facilitadas hoje pela tecnologia é o uso de indicadores de trade marketing para potencializar a inteligência competitiva – ou seja, o processo de coleta, análise e aplicação de informações sobre concorrentes, mercado, clientes, tendências e ambiente externo para auxiliar na tomada de decisões sobre o negócio.

Entre os indicadores mais relevantes a serem analisados na gestão de trade marketing estão a disponibilidade de produtos (que mede o nível de ruptura no PDV, indicando se os produtos estão efetivamente acessíveis ao shopper), o preço praticado (que avalia se o valor no PDV está alinhado à estratégia da marca e competitivo em relação aos concorrentes), a participação de gôndola (ou share de gôndola, que mede a presença física da marca em relação à concorrência), a execução de promoções (que verifica a adesão às campanhas planejadas), e a positivação de pontos extras (que analisa se os espaços diferenciados para exposição estão sendo utilizados de forma eficaz).

Esses indicadores fornecem uma visão clara sobre a performance da marca no ponto de venda, mas também são uma fonte valiosa de dados para a inteligência competitiva. Quando integrados, esses dois elementos oferecem uma visão abrangente do mercado, permitindo a tomada de decisões mais rápidas e precisas.

O elo entre ambos é direto: ao monitorar a disponibilidade de produtos, por exemplo, uma empresa pode identificar falhas na cadeia de abastecimento de concorrentes e agir rapidamente para ocupar essa lacuna. Da mesma forma, ao acompanhar o preço praticado, é possível ajustar estratégias de precificação para maximizar a competitividade. Já a participação de gôndola pode revelar áreas onde há espaço para reposicionamento ou crescimento. Ao interpretar esses dados, a inteligência competitiva transforma informações do PDV em insights acionáveis, permitindo que as marcas estejam sempre à frente das mudanças do mercado.

Um diferencial importante é a capacidade de monitorar e analisar esses indicadores em tempo real: só o monitoramento contínuo permite reações rápidas a desvios ou oportunidades, como corrigir uma falha de execução antes que ela impacte negativamente as vendas – por exemplo, se um produto está em ruptura, a equipe responsável pode ser acionada para solucionar o problema imediatamente. Além disso, a observação constante do comportamento de concorrentes e consumidores permite ajustes ágeis no mix de produtos, estratégias promocionais e posição de mercado. Quanto maior o número de PDVs monitorados, maior o ganho nas vendas. Esse é um indicador que pode ser comprovado ao longo do tempo, principalmente se estiver vinculado a algum programa de loja perfeita – por isso, o tempo do promotor em loja é um fator muito importante, e a tecnologia é determinante na otimização desse tempo. Quanto menor o tempo em loja, mais lojas o promotor poderá visitar, o que, consequentemente, aumenta a capilaridade das informações.

A análise combinada de indicadores de trade marketing e inteligência competitiva representa uma importante ferramenta de gestão, e é uma necessidade para empresas que desejam permanecer competitivas. Essa abordagem permite monitorar a execução no PDV, mas também antecipar tendências e responder com agilidade a mudanças nas condições de mercado. Ao utilizar dados de forma estratégica, as empresas ganham uma maior capacidade de tomar decisões informadas, otimizando investimentos e aumentando a eficiência operacional, tudo isso com impacto direto nos resultados.

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