Gestão de Pessoas

Construindo pontes: comunicação na gestão de produtos

Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.
Italo Nogueira De Moro é cofundador e gestor da OpenMind Consultoria Empresarial. Graduado em direito e processos gerenciais pelo Centro Universitário Una. Pós-graduado em gestão estratégica de negócios e transformação digital e novas tecnologias. Cursando MBA executivo em gestão estratégica de equipes e liderança pela HSM University. Membro sênior da Ordem DeMolay e coordenador de planejamento do TEDxBeloHorizonte.

Compartilhar:

Uma das habilidades mais procurada para contratação de líderes, a comunicação é uma das habilidades mais importantes para líderes. Ela nos permite transmitir conhecimento, solucionar problemas em equipe, criar relacionamentos e todas as outras atividades que consegui pensar que executamos dentro (e fora) do mundo coorporativo.

Recentemente a Forbes fez uma pesquisa sobre “As habilidades mais procuradas na contratação de líderes”, e em 4º lugar, com 49% dos votos, estava a habilidade de comunicar e compartilhar informações.

Enfatiza-se ainda que é através desta habilidade que faremos com que todas as outras aconteçam, portanto, treine-a.

E na gestão de produto não é diferente, uma vez que exige além de habilidades técnicas e estratégicas, uma comunicação eficaz com todos os envolvidos. Desde clientes e usuários finais até equipes internas e parceiros externos, transmitir informações de maneira clara e oportuna é, sem dúvidas, fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

__Você está apenas ouvindo ou escutando?__

De início, a provocação que fica é exatamente o subtítulo desta nossa conversa. Na correria do dia a dia, ocasionalmente, podemos cair em armadilhas de apenas ouvir, e não entender de fato o que está sendo falado. Nesse sentido, cultive a escuta ativa para conexões mais profundas, e, como boas práticas, sugiro: escutar sem julgamento, eliminar as distrações, ter paciência e fazer perguntas assertivas. Lembre-se: escutar é mais do que ouvir, é compreender e refletir profundamente o que foi dito.

__Feedback estratégico__

Se tratando de escutar e compreender, é considerável lembrar que a comunicação não é apenas sobre transmitir informações, mas também sobre captar feedback dos stakeholders. Esse feedback é uma fonte valiosa de insights, ajudando a orientar decisões de design, adicionar funcionalidades e promover melhorias contínuas no produto. Já percebeu que empresas ágeis como Netflix, Amazon e Google regularmente solicitam as opiniões dos usuários? Bem, esses dados as permitem evoluir constantemente suas plataformas e oferecer uma experiência personalizada aos clientes.

__Alinhando expectativas e necessidades__

Já superado as etapas anteriores, e acreditando que você está pronto para seguir neste texto, nota-se que uma das principais funções da comunicação com stakeholders é garantir o alinhamento de expectativas e necessidades. Clientes e usuários possuem exigências específicas que podem evoluir ao longo do ciclo de vida do produto. Com uma comunicação contínua e transparente, os gestores de produtos podem entender melhor essas demandas e ajustar as estratégias para atender às expectativas não só do mercado, mas, também, da organização. Repita comigo: contínua e transparente.

__Reduzindo riscos e aproveitando oportunidades__

A falta de comunicação adequada pode levar a erros custosos e atrasos no desenvolvimento do produto. Estudos demonstram que a má comunicação é responsável por uma parcela significativa de falhas em projetos. Ainda, segundo a Harvard Business Review, equipes com boa comunicação têm um desempenho de 20 a 25% melhor do que aquelas com comunicação fraca, o que reforça a importância da comunicação eficaz na gestão de produtos.

__Ferramentas colaborativas: realmente importam?__

Para facilitar uma comunicação eficaz, é recomendável adotar ferramentas e ritos adequados. Plataformas colaborativas como Azure, Slack, Trello e Jira permitem que equipes distribuídas se mantenham sincronizadas em tempo real. Reuniões regulares, como por exemplo daily, planning, review, retro, oferecem oportunidades para inspeção do trabalho realizado, criando discussões abertas e trazendo agilidade.

Mas atenção: não se prenda apenas a essas ferramentas e práticas. É importante experimentar e adaptar as metodologias e ferramentas que melhor se encaixem nas necessidades e cultura da sua equipe.

__Transformando metodologias em resultados reais__

Sinto te informar que essa receita de bolo não existe, porém, não se desespere e teste o que funciona para sua operação. OKRs e KPIs são boas ferramentas para melhorar a comunicação com stakeholders internos. As OKRs (Objectives and Key Results) definem objetivos claros e os resultados-chave que indicam o progresso em direção a esses objetivos, alinhando todos os membros da equipe em torno de metas comuns. Já os KPIs (Key Performance Indicators) fornecem métricas quantificáveis que monitoram o desempenho ao longo do tempo.

Desta forma, os gestores de produtos podem comunicar de forma transparente os objetivos, progressos e resultados alcançados, garantindo que todos os stakeholders internos estejam informados e alinhados com a estratégia da organização. Se gostou deste tema, sugiro o artigo “OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações”, disponível aqui na HSM Management.
Por fim, com essas técnicas em mãos, agora mais preparado e mais confiante do que precisa ser feito para se destacar, pense, em conjunto com as metodologias apresentadas, para onde você vai e quais são seus objetivos. Com muita visão e clareza, elabore estratégias e coloque todos seus conhecimentos em prática.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura