Uncategorized

Construir um legado é compartilhar sua maior riqueza

Dividir seu tempo e conhecimento é uma escolha que pode marcar o mundo e que, com certeza, marcará você
Sócia-fundadora e idealizadora da SoulCode Academy, Carmela Borst, foi vencedora na categoria Educação de Qualidade do prêmio "Rise and Raise Others", um reconhecimento promovido pela ONU Mulheres EUA, que destaca as conquistas que mulheres alcançaram apoiando e inspirando outras mulheres e meninas de todo o mundo. Formada pela FEI em Administração de Empresas e com especializações na ESPM, Stanford, Harvard e IBGC, atuou como CMO América latina em multinacionais por mais de 20 anos. Desde 2020, a executiva se dedica a SoulCode Academy que oferece cursos da área de tecnologia 100% gratuitos, online e Ao Vivo para pessoas de todo Brasil. Além de ser cofundadora e idealizadora do projeto, também atua como empreendedora social, sendo conselheira de ONG's (Casa do

Compartilhar:

O conceito de legado transcende gerações, é sobre deixar uma marca na história, registrando a sua passagem pela humanidade e construindo uma narrativa que ecoa para além das nossas métricas de tempo. Muitas vezes acreditamos que a construção de um legado se restringe a figuras históricas, como líderes políticos ou grandes empresários, mas isso não é verdade.

A construção de um legado está presente em cada ação que tomamos e em como contribuímos com o mundo e com a sociedade, passando por valores pessoais, troca de experiências, impacto profissional e, também, social. O legado não é apenas uma preocupação com o futuro ou passado, mas a inspiração para a mudança no presente.

Construir uma marca pessoal, muitas vezes, trata-se de devolver ao mundo aquilo que temos ou conquistamos. E essa questão não é monetária, não estou falando sobre bens materiais, mas de ativos muito mais valiosos: tempo e conhecimento, por exemplo.

E hoje, o que você faz com seu tempo e conhecimento? Já pensou em compartilhar e deixar seu legado de forma marcante na vida das pessoas? Já pensou que você pode ser o agente de transformação de um indivíduo ou de muitos?

Dia 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. E, ao voltarmos os olhos para esse tema crucial, notamos de forma escancarada que ainda vivemos em uma sociedade extremamente desigual que possui grandes mazelas que impossibilitam que pessoas cheguem a oportunidades, enquanto diversas outras desfrutam de inúmeros privilégios. A educação circular – aquela que transita por periferias, minorias e correlatos – é, indiscutivelmente, potente na geração de oportunidades e pontos de partidas iguais para todas as pessoas, indistintamente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), em 2022, 10,9 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos não estudavam nem trabalhavam. O dado ainda mostra que quanto menor o rendimento domiciliar, maior a taxa de “jovens nem-nem”. O problema é de base e precisa de medidas de correção imediatas, por outro lado, pessoas, empresas e atores de uma sociedade como essa devem e podem promover a democratização do acesso à informação, colocando-se a si mesmo e as suas empresas, sempre que possível, em um papel atuante de propagar a educação, ofertando-a de forma acessível aos que estão sedentos por ela.

O conceito da educação circular permite que as pessoas retribuam com sua própria comunidade ou fora dela aqueles aprendizados que receberam. É deixar de ser um exemplo distante para se tornar fonte, água para quem tem sede, para informar e transmutar uma condição que impede o ser humano de ter tudo aquilo que ele realmente pode e merece.

Ao compartilhar o que temos, marcamos a história juntos e isso é realmente incrível. Começamos ao nosso entorno, no nosso ciclo de contatos, amigos, e depois rompemos barreiras e envolvemos mais e mais gente.

Qual a sua riqueza? Como você pode compartilhá-la? Depois que essas perguntas forem respondidas, você saberá exatamente como dar o primeiro passo. Que possamos, cada um de nós, deixar um legado que inspire, que transforme e que perdure para as gerações futuras.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura