Empreendedorismo

Que tal fazer um desmanche criativo da sua empresa?

Ao ajustar a lente para pensar novos usos para cada um dos recursos disponíveis, os empreendedores podem promover importantes inovações em seus negócios
É CEO da Octa, escritor, empreendedor, palestrante, mentor e membro da Confraria do Empreendedor.

Compartilhar:

Quantas crises já atingiram a empresa onde está inserido? Sei que não é necessário uma empresa mais antiga para ter passado por diversas crises, além da mais recente relacionada à pandemia. Normalmente elas chegam em momentos muito semelhantes, onde tudo começa a se encaixar, você sente que o próximo ano será “o ano” e, de repente, tudo volta a cair. Isso não é uma coincidência.

Eu acredito que as [crises são eventos de acomodação coletiva](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-depois-da-crise), de empresas que passaram por jornadas de adaptação à determinada nova realidade, até que novamente são impactadas por mudanças provocadas por pequenos grupos de empresas que estão sempre movimentando o mercado de forma antecipada. Esses movimentos consistem num comportamento de pequenos testes contínuos de novas formas de entregar valor, utilizando os recursos disponíveis mesmo após grandes danos provocados por uma crise.

## O desmanche criativo de um negócio
No mercado que atuo, o de desmontagem de veículos, nós compramos caminhões totalmente depreciados por diversas razões, que vão de colisões à incompatibilidade, fazemos a separação das peças entre reutilizáveis, reparáveis e recicláveis e, finalmente, encontramos o público adequado para cada perfil de peça. Ao final, multiplicamos o valor do todo simplesmente mudando a visão de utilização de cada um dos recursos disponíveis.

Fazer o [desmanche criativo de um negócio](https://www.revistahsm.com.br/post/ambiente-para-criar) é basicamente a mesma coisa e te dá a oportunidade de gerar valor adicional, mesmo sob um cenário de caos. Nos momentos mais críticos de uma empresa, onde não há espaço para investimentos ou contratações, o desmanche criativo te ajuda a perceber sua relação com um fornecedor, uma determinada especialidade subutilizada, um estoque de baixo giro ou até mesmo um espaço ocioso como oportunidades de transformação em seu modelo de negócio.

Em 2007, ao final de uma concordata na JR Diesel, nos víamos num cenário de exaustão pós-recuperação, totalmente descapitalizados, mas saudáveis para voltar a provocar o mercado. Foi nesse momento em que passamos a revisitar nossos processos e posicionamento, questionar a forma como fazíamos as coisas, explorar a geração de valor da empresa à entes, além do cliente, e descobrimos que o desmanche de veículos era a peça que faltava para fechar a economia circular no [Brasil de forma sustentável economicamente](https://www.revistahsm.com.br/post/esg-tambem-e-para-pequenas-e-medias-empresas).

## Uma transformação “estratégica”
Durante cinco anos, essa mentalidade transformou nosso [modelo de negócio e criou novas oportunidades](https://www.mitsloanreview.com.br/post/desenvolva-seu-ecossistema-digital) com seguradoras, montadoras, sistemistas (empresas fabricantes de autopeças) e governos, até que nosso processo acabou servindo de base para a construção da lei do desmanche de 2014.

Não foi investimento. Não foi [atração de talentos](https://www.revistahsm.com.br/post/como-se-tornar-um-talento-de-alto-potencial-na-sua-empresa) excepcionais. Não foi a aquisição de conhecimento formal. Foi a manutenção de uma disciplina de pequenos testes todos os dias, obtendo pequenos fracassos e sucessos que moldaram nossa operação em uma velocidade incrível. Não foi uma visão estratégica clara com indicadores estruturados, foi o hábito de desmanchar nosso modelo de negócio de forma cíclica e nunca acomodar no fato de que éramos inovadores. Nós simplesmente estávamos inovadores e isso ia passar.

Não importa o quão tradicional e pouco sofisticado seja o negócio. Não importa a capacidade financeira ou de [recursos humanos](https://www.revistahsm.com.br/post/o-que-o-futuro-reserva-para-recursos-humanos). As melhores inovações acontecem nos ambientes onde nada foi feito ou “tudo já foi feito”, com simples perguntas que te levam à desativação temporária da sua especialidade e te ajudam a ver tudo com uma lente privilegiada. A melhor parte disso é que você pode fazer isso hoje e depende apenas da sua iniciativa de mudar a forma de pensar.

Deixe de esperar a melhora em cenários políticos ou no comportamento do consumidor. Essa transformação depende única e exclusivamente do desmanche criativo do seu negócio, hoje.

*Confira outros artigos sobre empreendedorismo na [Comunidade Gestão PME](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/gestao-pme).*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura
ESG
Em um mundo de conhecimento volátil, os extreme learners surgem como protagonistas: autodidatas que transformam aprendizado contínuo em vantagem competitiva, combinando autonomia, mentalidade de crescimento e adaptação ágil às mudanças do mercado

Cris Sabbag

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura