Coprodução HSM Management + Zendesk

Destaques em CX no Brasil

Prêmio celebra histórias inspiradoras de empresas que aprimoraram a experiência dos clientes
É jornalista, colaborador de __HSM Management__ e __MIT Sloan Review Brasil__, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

Compartilhar:

“Crème de la crème” da experiência do cliente. Podemos nos referir assim ao prêmio Zendesk CX Awards. Em sua segunda edição no Brasil, o evento ocorreu de forma online no dia 17 de novembro e celebrou histórias de companhias que melhoraram as experiências de seus clientes (e também de seus colaboradores) com o suporte das plataformas da empresa que dá nome ao prêmio.

É o caso da Celcoin, fintech que oferece infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, vencedora na categoria Customer Experience com o case *Adoção de um atendimento multicanal traz mais qualidade ao time de atendimento*. “Centralizamos as áreas de apoio na Zendesk para garantir melhor eficiência, acompanhamento e resolução aos nossos clientes, treinamos as equipes e criamos um modelo único e transversal”, afirmou Cynthia Costa, gerente de CX da Celcoin.

Com a solução, a empresa aumentou o volume de atendimento no WhatsApp de 48% para 60%, reduzindo o tempo médio da primeira resposta de 97 para 43 minutos. Consequentemente, isso gerou um índice de 89% de clientes satisfeitos.

Já na categoria Employee Experience, a ganhadora foi a IBM – em parceria com a Aktie Now – com o caso *Promovendo uma transformação digital de gestão de recursos humanos através da Central de Ajuda*. Conforme explicou Eder Assumpção, contact leader da IBM, até pouco tempo atrás a companhia tinha que revisar e aprovar semanalmente centenas de solicitações via e-mail. “O novo sistema viabilizou o atendimento de 700 tickets em apenas três dias – um ganho de mais de 400% na velocidade de resolução.” Segundo ele, houve um ganho de 67% em velocidade no Tempo Médio de Atendimento/TMA (redução de 2,5 mil para 804 minutos), entre janeiro e setembro de 2022.

Quem venceu na categoria Small Business & Startups Experience foi a empresa de benefícios corporativos Caju. Fundada em 2020, a companhia de tecnologia oferece soluções de RH que concentram todos os benefícios em um único cartão de crédito para 11 mil clientes.

O caso que justificou a conquista foi *Reduzindo em 98,3% a espera por atendimento*. “Conseguimos manter o atendimento humanizado e eficiente graças ao acompanhamento contínuo das ferramentas e métricas da Zendesk”, disse Gabriela Zanetti, especialista de operações da Caju. Ela destacou ainda a queda de 91,9% do tempo de resolução de cada chamada (de 9 horas para 43 minutos).

Ao final da apresentação, foi divulgado o vencedor na categoria Reconhecimento Especial – Caso Favorito de Sucesso na Comunidade CX. A escolha foi feita por todos que acompanhavam o evento online através de care code ou pelo link indicado no chat. A Celcoin, que já havia vencido na categoria Customer Experience, foi a mais votada pelo público, levando o prêmio.

## Galeria de cases e novidades
Antes da divulgação dos premiados, as principais inovações desenvolvidas pela Zendesk ao longo do ano de 2022 foram apresentadas por Renato Cohen, gerente de soluções, e Kaike Barbirato, consultor de soluções da companhia. As novidades não se limitaram a inovações relacionadas a produtos, mas também a novas experiências móveis para agentes de relacionamento e a experiências conversacionais. E não é para menos. O atendimento conversacional é uma ferramenta muito relevante para impulsionar os negócios das organizações.

Segundo a pesquisa CX Trends 2022, da Zendesk, mais de um terço das empresas ouvidas integraram recursos de atendimento ao cliente conversacional e 37% afirmam ter a intenção de investir nesse tipo de solução. A experiência conversacional faz parte da evolução de customer experience. O futuro está aí para nos mostrar essa tendência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes