Chief of staff, o quinto elemento
O papel de promover o hábito do aprendizado contínuo e gerar abertura a mudanças tem um dono nas empresas mais tecnológicas: o chief of staff (CoS). Mais de 40% das principais empresas globais já têm um CoS na equipe de liderança. Essa taxa segue aumentando à medida que as organizações percebem o valor estratégico do cargo
A onda tecnológica atual e a Odisseia que viveremos
A moda agora é ter mais eficiência, menos caixa, ficar positivo, principalmente nas empresas de tecnologia, por conta da liquidez de mercado. Então percebo que, quando veem uma oportunidade, elas vão lá para explorar. Elas são mais curiosas para explorar oportunidades, têm menos amarras e não têm problema matricial ou global. Mas isso vai se espalhar muito rapidamente pelo mercado
EX também é método
Quando se trata de employee experience, vive-se um drama no mercado brasileiro. As armadilhas na implementação de um projeto de employer branding – ou employee branding, como tratado aqui –, podem derrotar as empresas. O assunto é desafiador, mas uma possibilidade é usar o método de cultura de Richard Barrett como framework
CX é método, sem romantismo
Ferramenta estratégica de impacto nos negócios, a experiência do cliente (CX, na sigla em inglês) ainda é um conceito mal interpretado e mal aplicado. Porém, o segredo do método passa por resolver problemas antes de tentar “encantar” as pessoas
Por que colocar as pessoas no centro?
Desenhar uma experiência de consumo ou de trabalho pensando na memória que aquilo vai gerar no cliente ou funcionário talvez venha a ser a grande guerra nos próximos anos. É a memória que faz as pessoas se engajarem
O desafio das várias experiências de trabalho híbrido
Está chegando a hora de as empresas analisarem e desenharem o trabalho remoto com lente interseccional – com atenção aos impactos de gênero, raça, origem, deficiências e outros
Fábrica de tintas investe em rede social de pintores
Insatisfeita com as ferramentas tradicionais de marketing, a pernambucana Iquine, terceira maior produtora de tintas do Brasil, resolveu investir na criação de uma comunidade online para conectar pintores de todo o País. Nas próximas páginas, a empresa explica como e por que decidiu lançar essa espécie de rede social, e quais os impactos já sentidos em uma indústria tradicionalmente marcada por relações analógicas entre fabricantes, prestadores de serviços e clientes.
A relação íntima entre dados e experiências
Pesquisas como as de base neurocientífica são instrumentos poderosos para alavancar a CX. Mas há muitas possibilidades, desde as tradicionais pesquisas de mercado, até o design thinking e o analytics de dados para conhecer o cliente. Para a entrega da experiência, uso intensivo de tecnologia
Rumo à TX, a experiência total do cliente
O Dossiê HSM da 157ª edição da HSM Management trata da experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como rover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
Nasce o marketing da experiência fluida
O novo ambiente competitivo é “figital” – combina as dimensões física, digital e social. Nele, a oferta e a experiência dos consumidores não mais se limitam a canais. Há, isto sim, interações em comunidades de ecossistemas de negócios que são habilitadas por plataformas, mas que fluem entre a internet e o mundo de tijolo-e-cimento. Acaba o marketing de produto e nasce uma nova área de marketing – esta, central ao negócio.