Uncategorized

DUELO DE TITÃS

Na disputa pelo pioneirismo do carro autônomo, Google e Uber se enfrentam na Justiça

Compartilhar:

Um e-mail enviado por engano levou os gigantes Google e Uber à Justiça em mais uma batalha da guerra pelo pioneirismo do carro autônomo. A Waymo, subsidiária do Google, acusa o Uber de roubar o projeto e informações privadas de uma tecnologia chamada LiDAR, que seria o coração do carro autônomo. O pivô da briga é Anthony Levandowski, ex-funcionário do Google, que trabalhava no projeto dos veículos autodirigidos, mas saiu de lá no início de 2016 e fundou a startup 280 Systems, que depois passou a se chamar Otto e foi vendida para o Uber em agosto do mesmo ano. 

Um colaborador da Waymo recebeu inadvertidamente um e-mail de um fornecedor do Uber. Em um arquivo anexado, estava a placa de circuito da Otto, que, segundo o Google, é idêntica ao projeto da Waymo. A partir daí, esta acusou o Uber e a Otto de violação de patentes, entrando na Justiça para impedir o uso da tecnologia por essas empresas. 

A LiDAR não é rigorosamente uma tecnologia proprietária – várias empresas trabalharam em seu desenvolvimento e patentearam suas versões, explica uma reportagem publicada pela Knowledge@Wharton. Baseada em escaneamento e mapeamento a laser, ela cria imagens em 3D em tempo real, que permitem que o veículo “veja” o que está a sua volta e “perceba” se há pedestres, tráfego, ciclistas ou quaisquer outros obstáculos. O Google tinha chegado a um nível de desenvolvimento que já teria tornado a tecnologia suficientemente acessível em termos de custo. 

O Google foi pioneiro na LiDAR, lançando o primeiro projeto com ela em 2009. Entretanto, há uma proliferação de sistemas que operam de maneiras diversas, o que dificulta o aperfeiçoamento da tecnologia em seu objetivo de reduzir acidentes e mortes. Além disso, muitos aspectos dessa inovação continuam não regulamentados. Mesmo assim, o Uber segue avançando na área desde setembro de 2016, realizando experimentos em Pittsburgh, EUA, ainda que sem aprovação judicial. 

Dois professores da Wharton School, John Paul MacDuffie, de marketing, e Sharon Sandeen, de direito, comentaram a contenda judicial na Knowledge@Wharton. MacDuffie comparou o processo com o caso de 2012 entre a Apple e a Samsung, no qual a última teve de pagar US$ 1 bilhão à primeira. Para Sandeen, esse caso pode ter dois desdobramentos: o licenciamento cruzado dos carros, com o compartilhamento de informações entre as duas empresas, ou uma verdadeira guerra para ver quem sai na frente. 

Segundo a professora, a maioria dos casos relativos a segredos comerciais envolve ex-funcionários que vão trabalhar para concorrentes ou criam uma startup. Ela até acha estranho o Google ter demorado tanto para agir após a saída de Levandowski, que já trabalhava com a tecnologia antes mesmo de se juntar à empresa. O processo pode ser bom para a Waymo/Google, completou MacDuffie, uma vez que a imagem pública do Uber é de uma empresa que não se preocupa em seguir regras.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura
Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura