Tecnologias exponenciais
7 min de leitura

Entenda como a inteligência artificial tem transformado os processos e a tomada de decisão no sistema SAP

Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.
Cofundador e CEO da Tachyonix - startup investida pela Wayra, fundo de investimento da Vivo - que oferece por meio de uma plataforma inúmeras soluções no ecossistema SAP. Possui formação acadêmica sólida, com bacharelado e pós-graduação pelo Hadassah Academic College, em Israel, um dos principais centros globais de inovação e tecnologia. Sua trajetória é marcada pela experiência na Intel, onde adquiriu expertise em áreas estratégicas como SAP, desenvolvimento de redes, criação de APIs para sensores, segurança de firmware e programação avançada, tanto em software quanto em ambientes de hardware. Sua liderança é pautada pela busca incessante pela excelência técnica e inovação, que reflete o compromisso da Tachyonix com soluções de ponta para a SAPd

Compartilhar:

A Inteligência Artificial (IA) já não é mais um conceito futurista ou uma promessa distante—ela está transformando profundamente a maneira como as empresas gerenciam, tomam decisões e extraem o máximo de valor de seus sistemas de gestão empresarial. No ecossistema SAP, essa revolução é ainda mais evidente, impulsionando desde a automação de processos até a capacidade preditiva, que antecipa as necessidades e reduz os riscos operacionais.

Mas será que as empresas de fato aproveitam todo o potencial da IA no SAP? Ou será que muitas ainda estão voltadas para a migração do S/4HANA ou já migraram para o S4/Hana e continuam sem explorar extensões e customizações que poderiam torná-las mais competitivas?

IA no SAP: Muito Além da Automação

A evolução do SAP não se limita apenas à transição do ECC para o S/4HANA— ela representa uma mudança de paradigma na forma como as empresas gerenciam seus processos. Hoje, a IA no SAP está presente de diversas formas:

Análises preditivas que permitem antecipar tendências ou ainda por exemplo otimizar estoques, reduzindo desperdícios.

Chatbots e assistentes virtuais que melhoram a experiência dos usuários e automatizam tarefas repetitivas no SAP Fiori. A SAP está na no estado da arte com os agentes

Modelos de Machine Learning, que detectam padrões e anomalias em transações financeiras, prevenindo fraudes.

Automação inteligente de processos, reduzindo a carga operacional em áreas como supply chain, RH e fiscal.

Essa transformação não é apenas uma questão de eficiência operacional. O verdadeiro valor da IA está na tomada de decisão mais ágil e estratégica, um fator cada vez mais determinante para a competitividade empresarial.

S/4HANA e Fiori: A Base para a IA

A adoção do S/4HANA na sua potencialidade com o uso dos aplicativos Fiori é um passo essencial para empresas que desejam usufruir e extrair o máximo potencial da IA. Isso porque a nova estrutura do SAP não apenas melhora a usabilidade e performance, mas também integra tecnologias emergentes de forma nativa.

Com interfaces modernas e intuitivas, o Fiori torna o acesso à IA muito mais acessível, permitindo que gestores tomem decisões embasadas em dashboards inteligentes e análises avançadas.

No caso do S/4HANA, por ser baseado em processamento in-memory, possibilita que algoritmos de IA operem em tempo real e otimizado, trazendo insights que antes eram impossíveis dentro das versões anteriores.

No entanto, apenas migrar para o S/4HANA sem um plano de extensibilidade e customização pode ser um grande desperdício de potencial. Como muito sabiamente disse Tobias Hoffman (SAP Keynote speaker | Founder of Conitas) em um de nossos Meetups:

“Muitas vezes seu diferencial competitivo precisa ser traduzido em uma extensibilidade dentro do SAP por que o seu processo não é igual ao de qualquer outra empresa.”

O Papel da Customização e da Extensibilidade no uso da IA

Empresas que limitam sua adoção do SAP apenas ao que é oferecido “de fábrica” ou como chamam no marcado “standard”, acabam abrindo mão de uma grande oportunidade: traduzir sua inteligência de negócios para dentro da tecnologia.

A customização do SAP através de extensões inteligentes baseadas em IA permite que cada organização incorpore seus próprios diferenciais competitivos nos processos automatizados.

No varejo, por exemplo, modelos de IA integrados ao SAP podem prever rupturas de estoque antes que elas ocorram.

No setor financeiro, a análise de crédito pode ser aprimorada com machine learning, reduzindo riscos e otimizando concessões.

Na indústria, sistemas preditivos podem antecipar falhas em equipamentos, evitando paradas inesperadas e reduzindo custos operacionais.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA personalizada dentro do SAP pode criar valor real e tangível para os negócios.

IA e SAP: O Próximo Passo da Transformação Digital

A digitalização de processos com IA não é apenas um upgrade tecnológico—é uma mudança necessária para empresas que desejam se diferenciar no mercado e se tornarem mais resilientes.

No futuro próximo, veremos cada vez mais a sinergia entre IA e SAP se aprofundar, especialmente com o avanço de iniciativas como o Joule, a IA nativa da SAP, que promete elevar ainda mais a capacidade de análise e automação inteligente das empresas. Ela vem com a ideia de concatenar agentes inteligentes.

Empresas que entenderem a IA como um ativo estratégico dentro do SAP sairão muito na frente, mas muito na frente, enquanto aquelas que tratarem essa inovação apenas como um acessório perderão competitividade rapidamente.

A pergunta que todo gestor deve se fazer é:

A minha empresa está realmente preparada para essa revolução?

Se a resposta for “ainda não”, aí vai a boa notícia:

A tecnologia já está disponível e a transformação pode começar agora.

Entretanto se a resposta for “sim”:

Parabéns por pensar na frente, inovando com seu o SAP.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura