Uncategorized

#eXtraCast: Anticarreira com Joseph Teperman e Luis Delfim

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/ad3c24de-a7c2-41f6-bb15-c7f8a0f2f233.png)

Segundo o dicionário, carreira quer dizer “estrada estreita”. Talvez isso explique a adoção da palavra no mundo corporativo. Afinal, por muito tempo, trilhar uma carreira de sucesso significava se especializar em uma área e, aos poucos, ascender nessa mesma vertical sendo cada vez mais reconhecido e melhor remunerado por essa experiência.

Mas será que em um mundo cada vez mais vulnerável, incerto, complexo e ambíguo, a visão tradicional de carreira ainda se aplica? Ou a estrada deveria ser alargada e ganhar várias bifurcações? Joseph Teperman, sócio-fundador e CEO da consultoria Inniti, acredita tanto nesse segundo caminho que decidiu escrever um livro chamado Anticarreira. 

Com lançamento previsto para este ano, o livro foi usado como pano de fundo do segundo episódio do eXtraCast, que contou ainda com mais um convidado: Luis Delfim, diretor geral da Softys que, na visão de Teperman, é um bom exemplo de profissional anticarreirista.

Além de ser o principal executivo da Softys no Brasil, Delfim é empreendedor, conselheiro de grandes empresas, investidor e mentor de start­ups, entre outros papéis que ele desempenha em paralelo a sua função executiva. Nesse papo, que aconteceu de maneira bem informal, foram tratadas questões complexas, tais como:

• O profissional que toca várias iniciativas pode ser rotulado como “desfocado”? Como lidar com isso?

• Como se planejar para ter uma anticarreira?

• Qual o segredo para conseguir fazer tantas coisas ao mesmo tempo?

Para se juntar a essa conversa, basta ouvir o segundo episódio do eXtraCast.  

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/4dfefc06-e2bf-4f63-a171-7870e612f877.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Aperte o play abaixo ou[clique aqui](https://open.spotify.com/episode/09pUxuKyjAn8BMPYqh6K0u?si=yZS48MyoSoi-loWQp3F30A) para ouvir o eXtraCast no Spotify.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura