Marketing e vendas

Framework ágil abre caminho para integração de soluções

Maior eficiência em estratégias digitais é um dos grandes desafios do marketing atualmente
Tomás Trojan é diretor de operações da Cadastra, empresa de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics.

Compartilhar:

Implantar e executar uma estratégia digital abrangente e efetiva atualmente envolve uma série de serviços, disciplinas e plataformas tecnológicas. Em uma situação típica, isso envolve captação e organização dos dados, análise, desenho das estratégias e ações, gerenciamento dos canais, infraestrutura de e-commerce, mensageria, mídia, pós-venda, programa de fidelidade, CRM e outros aspectos, conforme o mercado. Mesmo com a aceleração digital provocada pela pandemia, são poucas as marcas e provedores de soluções que atuam bem de ponta a ponta.

Não por acaso, uma pesquisa mencionada na [Forrester](https://www.forrester.com/blogs/media-is-the-flywheel-for-integration-and-growth/) aponta que dois em cada cinco executivos de marketing vão reestruturar suas agências para aumentar a eficácia. Quase um terço deles planeja integrar criação e mídia para um marketing mais eficaz. Soma-se a isso outro fator urgente: a elevação dos custos dos anúncios digitais. De acordo com um relatório do [Insider](https://www.thedrum.com/opinion/2022/04/28/the-price-digital-ads-has-skyrocketed-here-s-how-counteract-it), o custo de anúncios digitais cresceu (ano a ano) 61% nas plataformas Meta, 185% no TikTok e 75% no Google.

No Brasil, segundo um estudo do [IAB](https://iabbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Digital-AdSpend-2022-1H.pdf), houve um crescimento de 12% nos investimentos em publicidade digital no 1º semestre de 2022 (total de R$ 14,7 bilhões) em relação ao mesmo período do ano anterior e de 45% na comparação entre o 2º trimestre de 2022 e o mesmo período de 2020, o que certamente aponta uma pressão inflacionária na área. Além disso, segundo um estudo da NTT DATA e da *MIT Technology Review*, 70% das empresas na América Latina expandiram os investimentos em marketing digital em 2021. Esse aporte já representa 60% do todo, devendo chegar a 85% nos próximos cinco anos.

Para enfrentar esse desafio e ter uma entrega cada vez mais unificada e eficiente no digital, desenvolvemos nosso próprio framework ágil. Esse modelo proporciona uma nova maneira de gerir, entregar projetos e alavancar negócios cada vez mais digitais. O objetivo é pensar em conjunto e tornar o trabalho interativo entre as disciplinas com soluções efetivas e estratégicas para os clientes. Assim, aprendemos, adaptamos e crescemos rápido.

Deixou de fazer sentido trabalharmos com projetos do tipo “escopo fechado” em médio e longo prazos. Precisamos planejar entregas em ciclos mais curtos e corrigir a rota rapidamente em caso de necessidade.

Negócio que para de evoluir é ejetado do mercado. É fundamental que também haja validação constante de todos os stakeholders.

Como já comentado, com a multidisciplinaridade, o trabalho atual suplanta capacidades individuais e deve ser de responsabilidade de um time. E esse time precisa estar totalmente alinhado entre si por meio de diferentes eventos propícios para planejamento, trocas, alinhamentos, revisões e readequações.

Passamos também a chamar nossos departamentos de “chapters”. Uma mudança sutil, mas que vai ao encontro do objetivo de tornar a nossa entrega mais integrada e coesa, visto que no digital os problemas de negócio exigem uma abordagem multidisciplinar. Cada chapter passou a possuir trilhas responsáveis por aprofundar o conhecimento de determinada especialidade.

Os frameworks entram, justamente, para balizar o andamento desses trabalhos. Fizemos uma análise geral das abordagens disponíveis no mercado e tomamos como referências principais o Scrum e o Kanban, dois frameworks já bastante difundidos para desenvolvimento de produtos e softwares. O primeiro é muito consistente na definição de papéis do time, organização dos eventos a serem cumpridos e a forma geral de condução das entregas. O segundo atualiza todo o time a todo instante sobre as entregas, prazos e responsabilidades.

Cenários mais específicos, entretanto, pedem adaptações. A fim de extrair o máximo dessas abordagens e ter uma customização mais profunda com a realidade dos negócios digitais, desenvolvemos nosso próprio framework ágil. Em termos gerais, com poucos meses de aplicação, conseguimos identificar uma melhoria de produtividade da equipe, uma diminuição das “refações”, uma integração maior entre os chapters e, principalmente, uma entrega mais abrangente de soluções, o que se refletiu em uma maior satisfação de nossos clientes. Conseguimos também aprimorar a compra de mídia, o uso de audiência proprietárias e abordagens criativas mais assertivas, o que, no médio prazo, traz ganhos financeiros muito significativos para os clientes. Estamos ainda em processo de transição e à medida que o framework amadureça esperamos resultados ainda melhores.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura
Empreendedorismo
A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho — está reescrevendo suas regras. Entre o choque de valores com lideranças tradicionais, a crise da saúde mental e a busca por propósito, as empresas enfrentam um desafio inédito: adaptar-se ou tornar-se irrelevantes.

Átila Persici

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura
ESG
Conheça as 8 habilidades necessárias para que o profissional sênior esteja em consonância com o conceito de trabalhabilidade

Cris Sabbag

6 min de leitura