Liderança

Hábitos de liderança para adotar na pandemia

Se faltava algo para dar uma virada no seu jeito de liderar, essa “pausa” nas interações sociais pode ajudar você a criar novos hábitos.
É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Compartilhar:

Às vezes a gente sabe que precisa mudar, mas não acha o jeito de (re)começar. Se esse é o seu caso, a pandemia dá uma força. 

Parece que tudo está tentando encontrar um novo lugar. E que tal aproveitar a força do momento para melhorar hábitos de liderança? Tem coisas que vão permanecer. 

Um novo hábito, iniciado agora, pode ser marcante para você e para a equipe. 

### **1. O que poderia ser melhor?** 

Você já se fez essa pergunta? Palavras constroem mundos. Quando a gente consegue criar repertório para construir alguma coisa, ela começa a acontecer. 

Quanto mais a gente fala dos problemas, mais mergulha neles. Quanto mais a gente reflete, arquiteta, imagina algo melhor, isso vai ganhando forma. 

Talvez a gente não tenha dados suficientes para construir isso sozinho. Que tal então perguntar para a sua equipe? Pode ser transformador.

### **2. Construa um time sensacional**

O cansaço chegou? Você chega ao final do dia sentindo ansiedade e, ao mesmo tempo, um cansaço e uma frustração enorme? Será que não está centralizando muito as coisas? Divida com a equipe. 

O aprendizado “on the job” é importante para as pessoas serem cada vez melhores. Quando a gente nega isso para a equipe, a gente acaba prejudicando a nós mesmos e aos outros. 

Isso se torna um círculo vicioso. Em vez disso delegue, dê tempo, compartilhe o que você espera como resultado (não, não é óbvio), dê suporte. Saiu diferente do que imaginou? Dê feedback e deixe a pessoa melhorar. Todo mundo melhora quando tem suporte. 

### **3. Crie confiança**

Deu um friozinho na barriga, né? Ninguém sai de casa todo dia para errar. Dá um sentimento amargo quando a gente recebe o resultado da pesquisa de clima e não era como a gente queria. 

Um sentimento de derrota. Mas olha só – um time forte pode passar muito tempo online sentindo a presença física das pessoas. Vivi isso duas vezes. Uma delas com meus colegas de faculdade, pois mantemos contato diário em um grupo de Whatsapp. A gente ajuda uns aos outros. 

Alguns eu não vejo pessoalmente há 20 anos. Mas eu sou capaz de lembrar o cheiro do perfume deles. O outro é um time de uma empresa em que eu trabalhei. 

Faz tempo que a gente não trabalha junto todo dia, mas é como se tivesse sido ontem. Tenho pensado com frequência sobre o dia em que nos encontraremos e celebraremos juntos. 

Memória afetiva não tem referência temporal. É um kairós, em vez de ser um chronos. Demonstre para as pessoas que você se importa*. Pergunte delas. 

Dê suporte emocional – a gente nunca esquece disso. Dar suporte emocional é um passo muito, muito importante para estabelecer laços fortes de confiança. 

Por onde começar? Por onde você quiser. Liderança é técnica, mas também é arte. 

#vaicomtudo, mas #vaicomamor. 

_(*) Se você não se importa, a gente precisa levar um papo muito sério._

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

A energia invisível da liderança – revelando a verdadeira natureza do “Ki” irradiado por Masao Ogura, da Yamato Transport

Da criação do Takkyubin à reinvenção da logística japonesa, a história de Masao Ogura, responsável por transformar a Yamato Transport em um dos maiores cases de inovação logística do Japão. Este artigo revela como os princípios das artes marciais podem oferecer novas perspectivas sobre cultura organizacional, inovação, tomada de decisão e liderança em tempos de transformação.

Ageivism: o que acontece quando as organizações envelhecem, mas suas ideias não?

Enquanto a longevidade transforma a composição da sociedade e do mercado de trabalho, muitas organizações continuam operando com modelos de gestão construídos para uma realidade demográfica que já não existe. Este artigo discute o conceito que desafia o jovem-centrismo corporativo e convida líderes a repensarem o valor da experiência, da diversidade geracional e da longevidade nas empresas.

Bem-estar & saúde
15 de junho de 2026 15H00
Colesterol, cardiologista, academia. Tudo certo. Só falta mencionar o que, de fato, está tirando as pessoas de campo.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
15 de junho de 2026 08H00
A liderança não cabe mais em rótulos e quem ainda pensa assim pode estar ficando para trás. Este artigo mostra como a valorização de perfis não lineares e a capacidade de integrar múltiplas experiências redefinem o conceito de talento nas organizações.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de junho de 2026 15H00
Mais do que falta de talento ou tecnologia, este artigo revela o verdadeiro risco das organizações modernas: pessoas que deixam de dizer o que pensam. Este artigo demonstra como isso compromete decisões, inovação e resultados sem que ninguém perceba.

Valter Bahia Filho – Autor e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
14 de junho de 2026 08H00
Ao revisitar o colapso e a reinvenção da Japan Airlines, este artigo revela, à luz dos princípios do Aikido, que a verdadeira transformação organizacional não começa na estratégia, mas na superação do ego - quando liderança, propósito e consciência coletiva entram em fluxo.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
13 de junho de 2026 15H00
Inspirado por um colapso histórico no esporte, este artigo revela um dos riscos mais silenciosos das organizações: equipes talentosas deixam de performar quando a confiança desaparece - e a liderança não cria um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para falar, participar e contribuir de verdade.

Dr. Cristiano Nabuco - Reitor da Artmed School of Psychology (APSY)

6 minutos min de leitura
Marketing & growth
13 de junho de 2026 08H00
Em um cenário de mercado mais seletivo e volátil, este artigo mostra por que resultados consistentes não dependem de talento individual, mas da capacidade da liderança comercial de estruturar processos, diagnosticar com precisão e transformar vendas em uma operação científica.

Natalia Coca - Fundadora da FunFlow, estrategista de vendas e palestrante

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
12 de junho de 2026 14H00
Entre piscinas, quadras e salas de conselho, este artigo mostra por que a performance sustentável não nasce do excesso de esforço, mas da capacidade de alinhar foco, descanso, decisão e leitura de contexto na liderança.

Thierry Marcondes

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
12 de junho de 2026 09H00
O preço do aparelho é só o começo - o custo real aparece no uso. Este artigo revela como custos ocultos e recorrentes redefinem a lógica de consumo de smartphones e impulsionam novos modelos de uso.

Stephanie Peart - Head da Leapfone

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
11 de junho de 2026 16H00
O futuro do trabalho não está nos cargos. Este artigo revela por que a competitividade das empresas passa a depender menos do organograma e mais da capacidade de mapear, desenvolver e combinar competências.

Felipe Ribeiro - Cofundador da Evermonte Executive & Board Search

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia
11 de junho de 2026 09H00
Em meio à queda de alcance e às mudanças constantes dos algoritmos, este artigo propõe um ajuste de rota: mais do que tentar “jogar o jogo” das plataformas, a verdadeira conexão, e relevância, ainda nasce da capacidade de ser humano, autêntico e presente nas interações.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo