Estratégia e Execução

Incertezas rondam as chinesas de tecnologia

Análise feita pela revista The Economist aponta dificuldades geradas pela guerra comercial entre EUa e china

Compartilhar:

Os últimos meses têm sido árduos para as ações das mais valiosas empresas chinesas com capital aberto. Em grande parte, em decorrência da guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, entre outras medidas, restringiu a exportação de tecnologia norte-americana para a Huawei, gigante chinesa das telecomunicações.

Investidores temem que os efeitos negativos das disputas entre China e Estados Unidos atinjam outras empresas chinesas de tecnologia – por exemplo, tornando mais difícil o acesso a componentes e softwares de última geração. Apesar disso, de acordo com reportagem recente da revista The Economist, o cenário é mais de incertezas do que de ameaças significativas. 

Sinais positivos chegam com o aumento de receita. No segundo trimestre de 2019, as gigantes Alibaba, Tencent e JD.com registraram resultados acima do previsto por analistas de mercado.

A própria Huawei mostra que as retaliações norte-americanas não são capazes de derrubar as estrelas da tecnologia chinesa. Muitos de seus funcionários se sentem motivados pelas disputas com os norte-americanos, a partir da percepção de que as medidas de Trump comprovam as proezas chinesas e representam uma oportunidade de aumentar a independência tecnológica do país. 

Ainda assim, lembra a reportagem, as empresas chinesas de tecnologia não são invulneráveis. A Tencent tem enfrentado concorrência inesperada de startups do país e a Alibaba ainda depende demais do e-commerce, que responde por 85% de sua receita. 

Ao mesmo tempo, é importante observar que o setor de tecnologia é mais sensível às turbulências geopolíticas do que outros mercados e que a guerra comercial entre Estados Unidos e China não deve se encerrar em breve. E falta pouco para terminar o prazo concedido à Huawei para adquirir componentes de empresas norte-americanas, sem perspectiva de que seja estendido. 

Por fim, as potenciais ameaças às atuais gigantes tecnológicas da China podem vir de dentro, não do exterior. Por exemplo, pela concorrência das startups e pela redução do ritmo de crescimento da economia. Também pode decorrer das respostas que o país der à guerra comercial. Se a escolha for voltar-se exclusivamente ao mercado interno, as empresas poderão cair na armadilha de se afastar do mundo globalizado e das ideias que circulam fora das fronteiras chinesas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura