Diversidade

LGBTI+: as melhores empresas para trabalhar

No Mês do Orgulho, foram divulgadas as 38 empresas reconhecidas por oferecem um ambiente mais inclusivo no mercado de trabalho brasileiro
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Neste mês em que se comemora o orgulho LGBTI+, foi divulgado o resultado da primeira pesquisa “Melhores Lugares para Pessoas LGBTI+ Trabalharem no Brasil”, do programa *Equidade BR 2022*. Ao todo, 38 empresas foram reconhecidas *(veja a lista ao final deste texto)* por promover um ambiente de trabalho de excelência para essas pessoas.

A iniciativa partiu da Human Rights Campaing (HRC), a qual aplica o Corporate Equity Index (CEI) desde 2002 nos Estados Unidos. No Brasil, a HRC estreia com as parcerias do Instituto Mais Diversidade e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

O índice de equidade corporativa considera cinco critérios das empresas que participam da pesquisa:
1) Políticas e documentações formais de não discriminação.
2) Governança em diversidade e inclusão e protagonismo das pessoas LGBTI+ empregadas,
3) Educação para a diversidade LGBTI+.
4) Compromissos públicos.
5) Monitoramento da inclusão LGBTI+.

A iniciativa tem o objetivo de divulgar somente as empresas que obtiveram a nota máxima na pesquisa, sem expor negativamente aquelas que ainda têm pontos a melhorar. Afinal, como sabemos, muitas ainda estão no início de suas jornadas inclusivas, como disse Ricardo Sales, CEO e sócio-fundador da Mais Diversidade.
Segundo Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a pesquisa tem uma grande importância para o mercado, por medir como estão as ações corporativas em inclusão das pessoas LGBTQI+.

Por conta disso, ele diz que a expectativa é grande para que mais empresas participem do programa em 2023. “Porque ajuda a empresa a fazer um diagnóstico das práticas que tem realizado”, destaca Bulgarelli, por ter acesso às pontuações obtidas em cada critério considerado.

Por outro lado, dá visibilidade para a sociedade de “que essas empresas estão atuando nesse tema”, completa. Além disso, contribui para gerar o sentimento de pertencimento entre os profissionais nas empresas independentemente de seu sexo biológico, identidade de gênero ou orientação sexual.

## 38 empresas
Das 60 empresas participantes (80% sediadas no estado de São Paulo e 12% no Rio de Janeiro), as 38 reconhecidas por suas práticas e cultura organizacional inclusivas obtiveram na pesquisa a nota máxima de 100. Foram estas (a ordem é alfabética) e podem servir de exemplo para todo o mercado corporativo brasileir:

1. 3M do Brasil.
2. Accenture do Brasil.
3. Adidas do Brasil
4. Alcoa
5. Atento
6. Bain&Co.
7. Basf AS.
8. Becton Dickinson S.A.
9. C6 Bank
10. Carrefour Comércio e Industria Ltda
11. Chubb,
12. CI&T
13. Corteva Agriscience do Brasil
14. Cummins
15. Demarest Advogados
16. Flex
17. GE do Brasil
18. Gerdau
19. J.P. Morgan
20. Kearney
21. Lexmark International
22. Localiza
23. Mondelez
24. NielsenIQ
25. Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda
26. Oracle do Brasil Sistemas
27. Philip Morris Brasil
28. PwC Auditores Independentes
29. Renaissance São Paulo Hotel
30. SAP
31. Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda
32. TE Connectivity Brasil
33. Thomson Reuters
34. TozziniFreire Advogados
35. Trench Rossi Watanabe
36. Veirano Advogados
37. Via
38. Yara Brasil Fertilizantes

No relatório final do programa Equidade BR 2022, Jay Brown, vice-presidente sênior de programas, pesquisa e treinamento da Human Rights Campaign Foundation, escreveu, sobre as 38 certificadas entre as 60 participantes: “Isso reflete o incrível compromisso com a inclusão dentro da comunidade empresarial brasileira e é apenas um ponto de partida para todo o progresso que estamos ansiosos para fazer na adoção de políticas vitais para os colaboradores(as) LGBTI+. Estamos entusiasmados com o caminho que temos pela frente”.


NOTA DOS EDITORES: São usadas várias siglas para designar o movimento: LGBT, LGBT+, LGBTQIA+, LGBTQIAPN+. Há muitas discussões a respeito. __HSM Management__ optou por padronizar como LGBTI+, seguindo o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a entidade mais influente desse movimento no meio corporativo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura