Uncategorized

Mulheres: Oportunidades e dilemas

Compartilhar:

Este dossiê vale a leitura porque…

… permite compreender a maior receptividade das empresas à ideia de mulheres ocuparem mais postos de liderança. 

… possibilita reconhecer os dilemas e dificuldades que as impedem de ocupá-los de fato. 

… aponta, entre os obstáculos mais frequentes ao avanço feminino, a lentidão para fazer carreira e a exigência de um comprometimento tal que torna impossível a conciliação entre vida profissional e familiar. 

… mostra os esforços das empresas para garantir mais espaço às gestoras, com estabelecimento de cotas e maior flexibilidade. 

… revela uma tendência, por enquanto mais norteamericana, de as profissionais optarem por um de dois extremos: priorizar a carreira acima de qualquer coisa (lean in) ou desistir dela (opt out), um debate que se vê fortemente. 

… apresenta as soluções  que vêm sendo encontradas por elas, entre as quais o  empreendedorismo.

**NESTE DOSSIÊ:**

[1. Como a ascensão das mulheres pode ser acelerada e levar a um capitalismo mais humano e justo.](https://www.revistahsm.com.br/post/a-ascensao-das-mulheres-e-a-transformacao-do-capitalismo)

[2. Como o dilema “lean in x opt out” está sendo resolvido pelas profissionais e pelas empresas.](https://www.revistahsm.com.br/post/lean-in-x-opt-out-o-dilema-para-as-profissionais-e-para-as-empresas)

[3. Como a decisão delas de empreender pode ajudar a promover mudanças no trabalho em um futuro próximo.](https://www.revistahsm.com.br/post/empreendedorismo-ajuda-a-resolver-dilemas)

[4. Como cinco mulheres lidam, na prática, com suas oportunidades e dilemas, servindo de exemplos inspiradores.](https://www.revistahsm.com.br/post/5-historias-5-escolhas)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura