Espaço equilíbrio

Navegando no nevoeiro

Cinco dicas para atravessar esTe momento de incerteza com mais segurança e menos ansiedade
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Enfrentamos uma tempestade violenta em 2020, que danificou mastros e velas, destruiu alguns portos e deixou muitas pessoas apavoradas.
Acabamos de zarpar para 2021 em mares desconhecidos e sob forte nevoeiro. O que esperar dessa viagem?

Bom, cruzar o desconhecido sempre gerou medo e ansiedade, mas seremos fortemente testados, especialmente este ano. Estamos diante de um ano imprevisível, com mudanças nas peças do tabuleiro mundial, convulsões políticas, crise sanitária ainda sem solução e, até diria, sem um consenso em relação ao problema, além de risco iminente de um colapso financeiro global, necessidade de reconstrução de setores como educação, saúde e economia, e muito mais perguntas do que respostas. Como resultado imediato, vemos o aumento drástico nos casos de transtornos mentais, com destaque para ansiedade, estresse, déficit de atenção, depressão e ideação suicida.

Precisamos aprender a navegar em meio a esse nevoeiro sem adoecermos. Este é o maior desafio: chegar ao destino com sanidade e motivados para a próxima viagem. Talvez este ano a definição de sucesso precise ser reformulada para conter palavras como sanidade, integridade, felicidade e esperança.

Para ajudar você a navegar por esse momento de nevoeiro, relaciono aqui algumas sugestões práticas:

– __Permaneça no presente__ – sem a nostalgia do passado, nem a ansiedade do futuro, vivendo apenas o agora.
– __Silencie a sua mente__ – conceda-se dois minutos mágicos por dia nos quais a única coisa que você precisa fazer é silenciar e prestar atenção em sua respiração.
– __Seja autêntico__ – treine a mente para expressar as suas qualidades inatas e ser quem você verdadeiramente é.
– __Simplifique__ – elimine tudo o que é avulso, ultrapassado ou supérfluo na sua vida.
– __Procure se conhecer melhor__ – o autoconhecimento melhora a sua percepção do mundo e amplia as chances de você criar estabilidade em meio à tempestade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura