Espaço equilíbrio

Navegando no nevoeiro

Cinco dicas para atravessar esTe momento de incerteza com mais segurança e menos ansiedade
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Enfrentamos uma tempestade violenta em 2020, que danificou mastros e velas, destruiu alguns portos e deixou muitas pessoas apavoradas.
Acabamos de zarpar para 2021 em mares desconhecidos e sob forte nevoeiro. O que esperar dessa viagem?

Bom, cruzar o desconhecido sempre gerou medo e ansiedade, mas seremos fortemente testados, especialmente este ano. Estamos diante de um ano imprevisível, com mudanças nas peças do tabuleiro mundial, convulsões políticas, crise sanitária ainda sem solução e, até diria, sem um consenso em relação ao problema, além de risco iminente de um colapso financeiro global, necessidade de reconstrução de setores como educação, saúde e economia, e muito mais perguntas do que respostas. Como resultado imediato, vemos o aumento drástico nos casos de transtornos mentais, com destaque para ansiedade, estresse, déficit de atenção, depressão e ideação suicida.

Precisamos aprender a navegar em meio a esse nevoeiro sem adoecermos. Este é o maior desafio: chegar ao destino com sanidade e motivados para a próxima viagem. Talvez este ano a definição de sucesso precise ser reformulada para conter palavras como sanidade, integridade, felicidade e esperança.

Para ajudar você a navegar por esse momento de nevoeiro, relaciono aqui algumas sugestões práticas:

– __Permaneça no presente__ – sem a nostalgia do passado, nem a ansiedade do futuro, vivendo apenas o agora.
– __Silencie a sua mente__ – conceda-se dois minutos mágicos por dia nos quais a única coisa que você precisa fazer é silenciar e prestar atenção em sua respiração.
– __Seja autêntico__ – treine a mente para expressar as suas qualidades inatas e ser quem você verdadeiramente é.
– __Simplifique__ – elimine tudo o que é avulso, ultrapassado ou supérfluo na sua vida.
– __Procure se conhecer melhor__ – o autoconhecimento melhora a sua percepção do mundo e amplia as chances de você criar estabilidade em meio à tempestade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura