Inovação

Nordeste à frente em inovação no País

A região nordestina do Brasil tem algumas vantagens competitivas em comparação às outras regiões do País, como custos operacionais reduzidos. Sem perder a qualidade. Além de muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento
Diogo Catão é CEO da Dome Ventures, venture builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil.

Compartilhar:

Segundo o Startups Report Brasil (2022-2023), levantamento realizado pelo Observatório do Sebrae Startups, há 1.250 empresas nascentes no Nordeste impactadas pela instituição. O Porto Digital de Recife (PE), por exemplo, atua há duas décadas gerando desenvolvimento de soluções inovadoras. Não à toa, cria um ambiente que atrai investidores e empreendedores, promovendo ainda formação de profissionais de tecnologia da informação.

A Startupbootcamp, terceira maior aceleradora de startups global, tomou a decisão de estabelecer sua operação brasileira no Recife. Fundada em 2010 e com um portfólio de 1.500 startups e scale-ups, incluindo dez unicórnios (empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), a organização está chegando ao Brasil com um compromisso firme de investir no desenvolvimento de negócios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Há ainda, na Paraíba, um dos polos tecnológicos mais antigos e conceituados do Brasil, em Campina Grande, e o mais recente Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em João Pessoa. Muitas também são as comunidades de startups presentes no Nordeste, como a Sururu Valley (AL), Rapadura Valley (CE) e Jerimum Valley (RN).

O Ceará ainda reúne muitos hubs de inovação, desde a capital até a região metropolitana, passando por Cariri, Sobral e Juazeiro do Norte. A região também conta com o apoio de grandes universidades, como é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que possui 34 centros de pesquisa.

Outras instituições de ensino também estão ganhando popularidade pelos investimentos em novos negócios. Inclusive, sete startups ligadas à Agência de Inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionadas em 2022 pelo Sebrae-PB, entre 200 propostas submetidas, para a fase de Fomento do Programa Startup Nordeste Paraíba. As empresas receberam bolsas no valor mínimo de R$ 39 mil. Todas as startups passaram pelas etapas de pré-aceleração e aceleração por meio de capacitações online, palestras e mentorias individuais.

## Diferenciais na região
O Nordeste tem algumas vantagens competitivas, como custos operacionais reduzidos, já que os profissionais de tecnologia cobram abaixo do valor oferecido em regiões mais populosas, como em São Paulo ou no Sul do País. Porém, não significa que não há qualidade, pois a presença de grandes universidades e institutos de pesquisa colaboram para a capacitação.

Além disso, também há muitos incentivos governamentais e programas de apoio à inovação que atraem investimentos e o desenvolvimento. Destaco ainda o espírito empreendedor do nordestino, a diversidade cultural e, claro, os recursos naturais, que podem ser úteis para startups com foco em energias renováveis, por exemplo.

É válido lembrar que enquanto existem cidades engatinhando e aprendendo a lidar com o Marco Legal das Startups, Recife foi a primeira capital brasileira a se beneficiar da legislação. Inclusive, já está no seu 2º ciclo de inovação aberta, programa da prefeitura que busca soluções para a cidade e o estado, facilitando a contratação de empresas por parte do governo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura