Uncategorized

O que as marcas de bairro ensinam a sua empresa

Elas têm a capacidade de criar comunidades, determinante na “Era do Você” e fundamental para todas as marcas
é diretora da Interbrand no Brasil.

Compartilhar:

Recentemente a Interbrand publicou o Best Bairro Brands, o que talvez tenha parecido uma provocação. Por que a consultoria que aponta as marcas de maior valor financeiro faria isso? Talvez seja um pouco de provocação mesmo. 

Marcas de bairro têm muito para ensinar às grandes marcas, em uma época cheia de estímulos e de invasões de privacidade, em que o poder da mensagem mudou para as mãos dos consumidores, em que as empresas estão preocupadas em aproveitar suas toneladas de dados para estabelecer uma relação mais pessoal com seus clientes. 

O conhecimento das marcas que têm um ponto de vista super-hiperlocal importa muito, cada vez mais. Passamos meses estudando as marcas de bairro brasileiras e aprendemos que elas são fortes pelos mesmos motivos pelos quais as marcas grandes são fortes: a capacidade de construir identificação, diferenciação e lealdade. Também aprendemos, no entanto, que muitas funcionam como ecossistemas perfeitos para seus clientes, integrando produto, serviço, informação e entretenimento na medida certa. e ainda vimos que o melhor jeito de entender a força de uma marca de bairro é de trás para frente. no momento em que ela nasce, faz os clientes nascerem. É uma marca feita para pessoas simplesmente. e, por isso, tem muitas histórias autênticas para contar. sabe como começou nossa investigação sobre as “bairro brands”? com um convite para que todos os pesquisadores nos apontassem suas marcas de bairro preferidas. Os depoimentos foram fascinantes; todos tinham histórias próprias com elas para compartilhar. a força não é por acaso. 

> **SAIBA MAIS SOBRE A INTERBRAND**
>
> Anualmente, ao publicar seu Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, com metodologia da london Business School, a Interbrand investiga desafios pouco percebidos das marcas, como sua relação com a cidadania corporativa, com fusões e aquisições, com esforços de internacionalização etc. Em 2014, a relação com a comunidade foi o objeto da investigação. para medir a força das marcas de bairro, a empresa adaptou as dimensões de seu principal ranking, tais como autenticidade, relevância, diferenciação, consistência, presença e entendimento. o resultado foi o ranking Best Bairro Brands –e a descoberta não apenas das melhores marcas de bairro, mas também das melhores histórias.

> **6  lições-chave**
>
> 1.  a coerência é total. o avental combina com o cardápio e com o site, e tudo combina com o bairro. 
>
> 2.  a entrega é especialmente relevante; rende notas em sites de avaliação. 
>
> 3.  o cliente protagoniza a construção das experiências; ele se sente dono da marca. 
>
> 4.  a mão do dono ainda está em tudo, o que gera percepção de autenticidade. 
>
> 5.  a marca de bairro sabe do que fala e não fala antes de fazer. 
>
> 6.  a tradição e a visão de longo prazo são cruciais: criam, com os clientes e o bairro, laços que blindam o negócio.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura