Uncategorized

O que as marcas de bairro ensinam a sua empresa

Elas têm a capacidade de criar comunidades, determinante na “Era do Você” e fundamental para todas as marcas
é diretora da Interbrand no Brasil.

Compartilhar:

Recentemente a Interbrand publicou o Best Bairro Brands, o que talvez tenha parecido uma provocação. Por que a consultoria que aponta as marcas de maior valor financeiro faria isso? Talvez seja um pouco de provocação mesmo. 

Marcas de bairro têm muito para ensinar às grandes marcas, em uma época cheia de estímulos e de invasões de privacidade, em que o poder da mensagem mudou para as mãos dos consumidores, em que as empresas estão preocupadas em aproveitar suas toneladas de dados para estabelecer uma relação mais pessoal com seus clientes. 

O conhecimento das marcas que têm um ponto de vista super-hiperlocal importa muito, cada vez mais. Passamos meses estudando as marcas de bairro brasileiras e aprendemos que elas são fortes pelos mesmos motivos pelos quais as marcas grandes são fortes: a capacidade de construir identificação, diferenciação e lealdade. Também aprendemos, no entanto, que muitas funcionam como ecossistemas perfeitos para seus clientes, integrando produto, serviço, informação e entretenimento na medida certa. e ainda vimos que o melhor jeito de entender a força de uma marca de bairro é de trás para frente. no momento em que ela nasce, faz os clientes nascerem. É uma marca feita para pessoas simplesmente. e, por isso, tem muitas histórias autênticas para contar. sabe como começou nossa investigação sobre as “bairro brands”? com um convite para que todos os pesquisadores nos apontassem suas marcas de bairro preferidas. Os depoimentos foram fascinantes; todos tinham histórias próprias com elas para compartilhar. a força não é por acaso. 

> **SAIBA MAIS SOBRE A INTERBRAND**
>
> Anualmente, ao publicar seu Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, com metodologia da london Business School, a Interbrand investiga desafios pouco percebidos das marcas, como sua relação com a cidadania corporativa, com fusões e aquisições, com esforços de internacionalização etc. Em 2014, a relação com a comunidade foi o objeto da investigação. para medir a força das marcas de bairro, a empresa adaptou as dimensões de seu principal ranking, tais como autenticidade, relevância, diferenciação, consistência, presença e entendimento. o resultado foi o ranking Best Bairro Brands –e a descoberta não apenas das melhores marcas de bairro, mas também das melhores histórias.

> **6  lições-chave**
>
> 1.  a coerência é total. o avental combina com o cardápio e com o site, e tudo combina com o bairro. 
>
> 2.  a entrega é especialmente relevante; rende notas em sites de avaliação. 
>
> 3.  o cliente protagoniza a construção das experiências; ele se sente dono da marca. 
>
> 4.  a mão do dono ainda está em tudo, o que gera percepção de autenticidade. 
>
> 5.  a marca de bairro sabe do que fala e não fala antes de fazer. 
>
> 6.  a tradição e a visão de longo prazo são cruciais: criam, com os clientes e o bairro, laços que blindam o negócio.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura
Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura