Uncategorized

O que é ser líder hoje?

16 mudanças fundamentais de postura
Psicanalista e psiquiatra, doutor em psicanálise e em medicina. Autor de vários livros, especialmente sobre o tratamento das mudanças subjetivas na pós-modernidade, recebeu o Prêmio Jabuti em 2013. É criador e apresentador do Programa TerraDois, da TV Cultura, eleito o melhor programa da TV brasileira em 2017 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Compartilhar:

No seu mais amplo espectro, um líder na família, na empresa, na escola, na política, em suma, na sociedade civil, terá que alcançar, nos dias pós-modernos de hoje, uma postura muito diferente da que tinha há 30 anos. Isso especialmente porque passamos de um laço social vertical, em TerraUm, e fomos para uma relação horizontal entre as pessoas, em TerraDois, que se traduz em 16 mudanças fundamentais, estabelecidas a título de exercício, pois poderiam ser listadas mais ou menos mudanças. Cito-as e comento algumas brevemente:

**1.** O líder moderno, TerraUm, é vertical, burocrata, protocolar, pede disciplina. O líder atual, pós-moderno, TerraDois, é horizontal, específico, flexível, pede consequência.

**2.** O líder TerraUm atribui notas a seus liderados. O líder TerraDois atribui responsabilidades. Para se atribuir notas é necessário haver um padrão, o que é típico de TerraUm. Em TerraDois a variação é estimulada e o limite não é o padrão, mas a responsabilidade subjetiva de cada um.

**3.** O líder TerraUm corrige e dirige. O TerraDois inspira e entusiasma.

**4.** O líder TerraUm tem status. O líder TerraDois tem estilo. Status é uma característica a ser exibida para impressionar o outro, tal como balançar no pulso um relógio milionário. Estilo, muito diferentemente, diz respeito a um prazer de bem-estar singular, sem exibição.

**5.** O líder TerraUm se vale da razão asséptica, sem contaminação subjetiva. O TerraDois, da razão sensível.

**6.** O líder TerraUm privilegia a interdisciplinaridade. O TerraDois, a quebra das fronteiras, a indisciplinaridade (nada a ver com bagunça…).

**7.** O líder TerraUm é atento ao principal. O TerraDois conectado ao geral.

**8.** O líder TerraUm estimula a eficiência do próprio líder. O TerraDois, a criação da diversidade.

**9**. O líder TerraUm comunica. O TerraDois envolve.

**10.** O líder TerraUm é moralista. O TerraDois é ético.

**11.** O líder TerraUm se assegura em certezas. O TerraDois convive com as ambiguidades.

**12.** O líder TerraUm busca o lucro no mundo. O TerraDois associa o lucro com a construção do mundo.

**13.** O líder TerraUm diz que o cliente é rei. O TerraDois, que o cliente é cidadão.

**14.** O líder TerraUm avisa dos perigos, é precavido. O TerraDois incentiva a inovação responsável.

**15.** O líder TerraUm patrocina a cultura. O TerraDois é editor de cultura.

**16.** O líder TerraUm projeta o futuro. O TerraDois o inventa.

Como resistir à tentação, agora, de se perguntar: sou TerraUm ou sou TerraDois?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura