Uncategorized

O QUE FAZER QUANDO O FUTURO É INCERTO

Líderes empresariais devem se esforçar para criar o futuro, mantendo foco permanente em suas ambições
é autor de A Terceira Onda da Internet, misto de livro autobiográfico e futurista (ed. HSM). Com sua startup AOL, fundada em 1985, quando apenas 3% dos norte-americanos estavam online, moldou a internet. Hoje é investidor e dissemina o empreendedorismo nos EUA.

Compartilhar:

Em junho de 1983, eu me vi em uma encruzilhada. Tinha 24 anos e passara um ano trabalhando na Pizza Hut. Viajava pelo país e me empanturrava de comida, mas o emprego começava a ficar cansativo. Naquele verão, fiz uma lista de prós e contras de opções de carreira – em uma companhia sólida, em uma startup e até em uma consultoria – e assinalei os pontos fortes e fracos de cada uma. 

As primeiras da lista eram empresas sólidas de tecnologia, como a Apple e a Atari. Vagas em marketing nessas companhias ofereceriam o atalho tecnológico que eu buscava, porém grandes corporações, eu sabia, eram sinônimo de burocracia e politicagem. Havia alguns prós nesse tipo de carreira, mas muitos contras. 

Depois considerei a possibilidade de trabalhar em uma firma de consultoria de marketing em San Francisco e me dei conta de que, apesar de ser divertido trabalhar no Vale do Silício, havia ali três senões: “trabalho enfadonho”, “difícil de engolir” e “não gosto de consultoria”. Então, passei para o próximo item. 

Havia a CVC – Control Video Corporation, startup pela qual acabei optando. Eu via muitos prós ali: uma ideia interessante, uma tecnologia promissora, uma oportunidade de causar grande impacto em um mercado crescente e, melhor de tudo, a chance de trabalhar e aprender com o empreendedor Bill von Meister. Eu listava apenas um contra: “futuro incerto”. Tudo a respeito daquele cargo na CVC era incerto – de minha futura função na empresa ao futuro da empresa em si. Era um contra mesmo? 

**”LISTE AS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS. RESISTA À TENTAÇÃO DE REJEITÁ-LAS”**

Quando penso em como o mundo será em 30 anos, vejo outro futuro incerto, como via na CVC em 1983. Contudo, também acredito, como acreditei naquele momento, que essa incerteza não é uma desvantagem. Na verdade, trata-se, mais uma vez, de um pró disfarçado de contra. Mais uma vez, trata-se da oportunidade – ou da obrigação – de tomarmos um novo rumo. Agora só temos de pensar no que todos nós – empreendedores, líderes de empresas, servidores públicos, cidadãos – podemos e devemos fazer para chegar lá. 

O que tamanha incerteza significa, por exemplo, para os líderes corporativos que leem esta revista? Que é hora de desenvolver um senso de paranoia e curiosidade. É hora tanto de temer o futuro como de aproveitar sua promessa. É hora de conduzir o futuro de maneira incansável na tentativa de dominá-lo, independentemente do que ele lhe reserva. Não importa aonde você e sua empresa chegarão ao final do dia; sempre há a possibilidade de acordar na manhã seguinte e perceber que as coisas mudaram muito. Então, você deve se esforçar para antecipar como elas mudarão. 

Fique atento à evolução tecnológica e reflita sobre o que o ritmo dela pode implicar para seus negócios. Faça um inventário das tendências e, importante, resista à tentação de rejeitar tecnologias promissoras. 

Outra coisa: capacite sua equipe a fazer perguntas e, quando não houver respostas, trate de criá-las. Dê às pessoas espaço para inovar e experimentar. Permita que ideias malucas borbulhem; as melhores soam ridículas da primeira vez. 

Com certeza, gestores do Marriot e do Hilton achariam insana a ideia de alugar um colchão no canto da sala de um apartamento habitado, mas foi o que fez o Airbnb em 2015 – e virou o gigante que é. O futuro pertence aos que se esforçam para criá-lo. Fazemos negócios porque temos uma visão do futuro que queremos. 

Não se deixe cegar pelo sucesso temporário; mantenha foco permanente em suas ambições. 

* Baseado nos highlights do livro A Terceira Onda da Internet (ed. HSM).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança