Uncategorized

O vazio do sucesso

Foco excessivo em conquistas externas despertam esse sentimento, alerta especialista em entrevista à Rotman management Magazine

Compartilhar:

Diretor do centro de excelência em coaching de líderes da PricewaterhouseCoopers, nos Estados Unidos, e autor dos livros The Manager’s Dilemma (Palgrave Macmillan, 2015) e Beyond the Job Description (Palgrave Macmillan, 2013), Jesse Sostrin conta que, no contato com gestores sêniores, observa que o sucesso, muitas vezes, deixa as pessoas com um sentimento de vazio. Nesta entrevista à Rotman Management Magazine, ele explica por que isso acontece.

**De onde vem o vazio do sucesso?**

Em muitos casos, o que as pessoas pensavam ser um propósito significativo era meramente a busca pelo sucesso. E essas duas coisas são bem diferentes. Por isso, a distância entre o que esperamos sentir quando alcançamos um marco na carreira e o que realmente experimentamos pode gerar uma grande surpresa. 

O papel do propósito na vida organizacional vem ganhando uma atenção crescente. Seja da perspectiva mais ampla da empresa, seja do ponto de vista individual, alinhar valores e propósito para gerar resultados com integridade é algo que está presente no pensamento dos líderes atualmente. 

**Por que é importante diferenciar “sentido” e “conquista”?**

O foco nas conquistas externas nos distrai das experiências do dia a dia que podem nos oferecer um sentido mais profundo. Quando definimos o sentido ou propósito do que fazemos como uma “coisa” a ser conquistada, isso se afasta de nós mesmos e pode nos alienar das vivências cotidianas capazes de nos entregar o que realmente procuramos. 

**Por que o sr. diferencia propósito com “P” maiúsculo e com “p” minúsculo?**

É útil pensar no propósito em duas dimensões. A primeira diz respeito ao que é mais importante, o propósito com “P” maiúsculo. A outra está relacionada às experiências cotidianas que sejam de algum modo significativas, ou seja, o propósito com “p” minúsculo.

Se tudo o que você busca alcançar é o grande propósito, você pode perder de vista várias oportunidades do dia a dia que lhe conectam com as pessoas e com o mundo ao seu redor, e que são relevantes e significativas. Uma das formas mais efetivas de começar é parar de procurar respostas em fontes externas. Por isso a reflexão profunda, em busca de sentido, é essencial para que você se aproxime do seu propósito.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura