Estratégia e Execução

Os comportamentos que todo líder deve priorizar

Uma pesquisa da firma de consultoria mckinsey sobre a saúde das organizações detectou os 20 mais importantes comportamentos de liderança; entre eles, quatro se destacam ao responderem por 89% da eficácia da liderança

Compartilhar:

**Todos os comportamentos do ranking**

1. Dar apoio aos outros.  

2. Ser o campeão da mudança desejada.   

3. Deixar claros objetivos, recompensas e consequências.  

4. Comunicar-se muito e com entusiasmo.  

5. Desenvolver os outros.  

6. Desenvolver e compartilhar uma missão coletiva.  

7. Tratar diferente seguidores diferentes.  

8. Facilitar a colaboração da equipe.  

9. Fomentar o respeito mútuo. 

10.  Reconhecer e celebrar. 

11.  Manter a equipe organizada e focada na tarefa. 

12.  Tomar decisões qualificadas. 

13.  Motivar os outros, trazendo à tona o que  têm de melhor. 

14.  Oferecer um ponto de vista crítico. 

15. Atuar com forte orientação para resultados. 

16.  Recuperar-se bem dos fracassos. 

17.  Permanecer calmo e confiante na incerteza. 

18.  Ser um modelo vivo dos valores organizacionais. 

19. Buscar pontos de vista diferentes. 

20. Resolver problemas de modo eficaz.

**Top 4**

1. Dar apoio  aos outros.

15. Operar com  forte orientação  a resultados.

19. Buscar pontos de vista diferentes.

20. Resolver problemas de maneira eficaz.

Apoiar os outros significa compreender o que  sentem, ser autêntico e dissipar temores desnecessários. Observar diversos pontos de vista é não enfatizar o viés do acionista e encorajar colaboradores a contribuir. Orientação a resultados tem a ver com priorizar o que tem maior valor. Resolver problemas bem significa reunir informações e analisá-las para isso, seja em questões estratégicas, seja nas cotidianas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura