#TBT

Os segredos dos mais produtivos continuam iguais?

Em 2015, apresentamos produtividade como função do autoconhecimento. Hoje, isso se acentuou
Adriana Salles Gomes é diretora-editorial de HSM Management.

Compartilhar:

Uns ficam mais produtivos quando dormem mais; outros, quando escutam música em fones de ouvido nas ruas. Pessoas produtivas estabelecem rotinas e formas muito peculiares de se energizar e de produzir. Você já estabeleceu seu modelo?
Assim começava um texto publicado em 2015 por esta revista. Convidava à personalização e à flexibilidade das rotinas de trabalho cinco anos antes de a pandemia forçar esse tema na agenda. O artigo combinava os hábitos de diferentes pessoas produtivas com uma análise de Rubens Pimentel, especialista em coaching e treinamento para gestão do tempo.

## O que dizíamos em 2015
Pimentel fazia uma sugestão inicial: “olhe seu cotidiano primeiro de maneira macro e comece por estabelecer intervenções gerais nele; só depois você irá em direção aos detalhes”. E adicionava que colocar um mínimo de disciplina e organização no dia a dia, priorizando o que era simples e fáceis, funcionaria como uma fagulha inicial.

Como mínimo de disciplina, Pimentel dava alguns exemplos:
1. Preparar o dia seguinte ao final do dia de trabalho anterior por escrito.
2. Definir a primeira atividade do dia.
3. Determinar a rotina de breves paradas e momentos de alimentação.
4. Fazer uma escolha sobre como lidar com fontes de distração – por exemplo, e-mails e redes sociais.
5. Descobrir em que local a produtividade é maior.
6. Listar os bons e os maus hábitos e priorizar os primeiros.
7. Escolher uma filosofia pessoal para guiar as escolhas dali para a frente. (Por exemplo, “templates” para lidar com interrupções – e-mails, reuniões etc.)

Pimentel fazia uma promessa e um alerta. Retomar algum controle sobre o tempo reduziria a ansiedade de pronto e, assim, aumentaria a produção, mas relaxar era (e é) obrigação.

Bobbi Brown, a fundadora e líder da Bobbi Brown Cosmetics (marca que é hoje muito forte no TikTok) era um dos perfis descritos:
__Hora de acordar: 6h.__ “Tenho dois cachorros que são meu despertador.”
__1º ato da manhã:__ “Tomo dois copos de água e um café espresso duplo”.
__Registros:__ “Uso o app Notes, que vem com o iPhone, para tudo”.
__Filosofia:__ “Paixão, saúde, equipe”.
__Mensagens:__ “Tento responder na hora, mas curto. ‘Meu Deus!’, ou ‘Fantástico!’, ou ‘Sem chance!’”.
__O que faz em 15 minutos livres:__ “Vou às compras. Não tenho estilista para eventos – visto-me sozinha. Isso me dá um pouco de liberdade”.
__Último ato:__ “Desligo a TV!”.
__Hora de ir para a cama:__ 22h30.

## O que dizemos hoje
Além de a flexibilidade no trabalho e os momentos de home office terem virado paradigma em muitos contextos desde a covid-19, em 2020, as ferramentas tecnológicas explodiram nesses oito anos em variedade e potência. A discussão sobre saúde mental também se ampliou fortemente.

Essa nova conjuntura permite acentuar a personalização da produtividade, e três pontos chamam particularmente a atenção:
• Exercício físico e boa alimentação ganharam mais importância.
• Momentos de aprendizado, idem.
• Convívio e diversão com família e amigos, idem.

Ah! Os segredos compartilhados por Rubens Pimentel continuam iguais.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura