#TBT

Os segredos dos mais produtivos continuam iguais?

Em 2015, apresentamos produtividade como função do autoconhecimento. Hoje, isso se acentuou
Adriana Salles Gomes é diretora-editorial de HSM Management.

Compartilhar:

Uns ficam mais produtivos quando dormem mais; outros, quando escutam música em fones de ouvido nas ruas. Pessoas produtivas estabelecem rotinas e formas muito peculiares de se energizar e de produzir. Você já estabeleceu seu modelo?
Assim começava um texto publicado em 2015 por esta revista. Convidava à personalização e à flexibilidade das rotinas de trabalho cinco anos antes de a pandemia forçar esse tema na agenda. O artigo combinava os hábitos de diferentes pessoas produtivas com uma análise de Rubens Pimentel, especialista em coaching e treinamento para gestão do tempo.

## O que dizíamos em 2015
Pimentel fazia uma sugestão inicial: “olhe seu cotidiano primeiro de maneira macro e comece por estabelecer intervenções gerais nele; só depois você irá em direção aos detalhes”. E adicionava que colocar um mínimo de disciplina e organização no dia a dia, priorizando o que era simples e fáceis, funcionaria como uma fagulha inicial.

Como mínimo de disciplina, Pimentel dava alguns exemplos:
1. Preparar o dia seguinte ao final do dia de trabalho anterior por escrito.
2. Definir a primeira atividade do dia.
3. Determinar a rotina de breves paradas e momentos de alimentação.
4. Fazer uma escolha sobre como lidar com fontes de distração – por exemplo, e-mails e redes sociais.
5. Descobrir em que local a produtividade é maior.
6. Listar os bons e os maus hábitos e priorizar os primeiros.
7. Escolher uma filosofia pessoal para guiar as escolhas dali para a frente. (Por exemplo, “templates” para lidar com interrupções – e-mails, reuniões etc.)

Pimentel fazia uma promessa e um alerta. Retomar algum controle sobre o tempo reduziria a ansiedade de pronto e, assim, aumentaria a produção, mas relaxar era (e é) obrigação.

Bobbi Brown, a fundadora e líder da Bobbi Brown Cosmetics (marca que é hoje muito forte no TikTok) era um dos perfis descritos:
__Hora de acordar: 6h.__ “Tenho dois cachorros que são meu despertador.”
__1º ato da manhã:__ “Tomo dois copos de água e um café espresso duplo”.
__Registros:__ “Uso o app Notes, que vem com o iPhone, para tudo”.
__Filosofia:__ “Paixão, saúde, equipe”.
__Mensagens:__ “Tento responder na hora, mas curto. ‘Meu Deus!’, ou ‘Fantástico!’, ou ‘Sem chance!’”.
__O que faz em 15 minutos livres:__ “Vou às compras. Não tenho estilista para eventos – visto-me sozinha. Isso me dá um pouco de liberdade”.
__Último ato:__ “Desligo a TV!”.
__Hora de ir para a cama:__ 22h30.

## O que dizemos hoje
Além de a flexibilidade no trabalho e os momentos de home office terem virado paradigma em muitos contextos desde a covid-19, em 2020, as ferramentas tecnológicas explodiram nesses oito anos em variedade e potência. A discussão sobre saúde mental também se ampliou fortemente.

Essa nova conjuntura permite acentuar a personalização da produtividade, e três pontos chamam particularmente a atenção:
• Exercício físico e boa alimentação ganharam mais importância.
• Momentos de aprendizado, idem.
• Convívio e diversão com família e amigos, idem.

Ah! Os segredos compartilhados por Rubens Pimentel continuam iguais.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura