Panorama Mulheres 2023

Plataforma de mulheres para mulheres

No artigo "Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo" publicado na 157ª edição da HSM Management, Domitila Barros, Isis de Almeida e Isabella Braga mostram que há sororidade entre empreendedoras
Domitila Barros é ativista, empresária, atriz e primeira imigrante e mulher negra a ser coroada como Miss Alemanha. Fundadora da She is From The Jungle, grife de jóias veganas, nasceu na comunidade de Linha de Tiro - PE, onde ainda atua na CAMM, ONG fundada por sua mãe. Faz parte do elenco do Big Brother Brasil 23.

Compartilhar:

Uma de nós, Domitila Barros, chamou atenção no último Festival de Publicidade de Cannes, quando recebeu o prêmio de maior influenciadora global na categoria sustentabilidade. E não foi só pela beleza e originalidade do design das biojóias que ela usava, que já podem ser encontradas na Côte d’Azur através de revendedoras brasileiras que moram na região. É que a startup She Is From The Jungle é um ecossistema de desenvolvimento social empreendido por mulheres – nós três – que atua em rede para acelerar negócios de mulheres brasileiras que vivem na periferia do País em âmbito global.

O que estamos desenhando, testando e implantando aos poucos é uma plataforma de fairtrade, ou comércio justo, que atue internacionalmente e onde ser um negócio sustentável seja o padrão e não a exceção louvável.

A atuação do PhD em ciência da computação Fábio Gandour, que nos dá mentoria na operação tecnológica da She Is From The Jungle, mostra como o ecossistema começa a funcionar de um modo distinto: ele está à frente da construção do primeiro laboratório ciência, tecnologia e inovação do bairro da Linha do Tiro (onde fica o projeto social Centro de Meninos e Meninas fundado pelos pais de Domitila Barros).

As ofertas de empreendedoras mulheres comercializadas em nossa startup vão muito além de biojoias e outras marcas de artesanato vendidas em um marketplace. O maior e melhor produto, acreditamos, é o conhecimento em formato acessível para todos. Na verdade, estamos só começando.

__Leia também: [Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo](https://www.revistahsm.com.br/post/panorama-mulheres-2023-o-avanco-delas-na-lideranca-e-silencioso-mas-continuo)__

Box publicado no artigo “Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo” na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura