fb-embed

ESG

2 min de leitura

Água e ESG: Uma visão integrada

Multipremiada por seu impacto social e luta, Anna Luisa Beserra, CEO da SDW, inaugura sua coluna na HSM Management em pleno Dia Mundial da Água, mostrando como sua liderança em busca da sustentabilidade começa pelo seu propósito

Colunista Anna Luísa Beserra

Anna Luísa Beserra

22 de Março

Compartilhar:
Artigo Água e ESG: Uma visão integrada

Como nova editora da coluna ESG da HSM, tenho a honra de me apresentar a vocês.

Sou Anna Luisa Beserra, uma apaixonada defensora do acesso sustentável à água e saneamento. Sou originária do Nordeste do Brasil, especificamente Salvador, Bahia.

Aos 15 anos, minha jornada começou com a criação de uma tecnologia solar de desinfecção da água, o Aqualuz, que agora beneficia mais de 25.000 pessoas. Minha experiência, enriquecida por reconhecimentos internacionais como prêmios do MIT, da ONU e da UNESCO, forneceu-me uma perspectiva única sobre os desafios hídricos e a importância das práticas ESG nas corporações.

Neste Dia Mundial da Água, quero discutir a crítica relação entre água, sustentabilidade e o papel transformador das empresas. A água não é apenas a base da vida; é também um elemento central para a sustentabilidade empresarial.

Enfrentamos um dilema global: apesar da abundância de água no planeta, bilhões lutam diariamente pelo acesso a água potável. Aqui reside a oportunidade para as empresas de se alinharem às práticas ESG, atuando não somente como agentes econômicos, mas como motores de mudança social e ambiental.

Por aqui vou compartilhar insights sobre como incorporar práticas ESG nas estratégias corporativas, enfatizando o uso sustentável da água. No campo, vi de perto o impacto transformador de nossas soluções nas comunidades, especialmente na redução de doenças de veiculação hídrica, mudando vidas e restaurando esperanças. É essa realidade poderosa que quero trazer para a discussão ESG.

Um exemplo prático dessa transformação é a nova campanha "ELAS POR 40", uma iniciativa colaborativa liderada pela SDW e Europa Purificadores, focada em prover acesso à água limpa a 40 famílias em Lajes dos Negros, Bahia.

Através do Aqualuz, buscamos não só melhorar a saúde e o bem-estar dessas famílias, mas também educar e fortalecer a comunidade em práticas sustentáveis de uso da água. Para realizar esse projeto, precisamos de cerca de R$125 mil enfatizando a importância de cada contribuição para transformar vidas.

Convido vocês a se juntarem a nós nesse esforço, apoiando a campanha e investindo em um futuro mais sustentável e justo. Convido vocês a se juntarem nesta jornada de responsabilidade e inovação. Através da minha lente desejo oferecer uma nova perspectiva sobre como as práticas ESG podem ser integradas de forma genuína e eficaz nas estratégias corporativas.

Com nossas ações, podemos garantir a sustentabilidade dos negócios e a preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. Neste Dia Mundial da Água, que nossa reflexão nos inspire a contribuir para um mundo onde cada pessoa tenha acesso à água limpa e segura. Vamos juntos abraçar essa transformação. A mudança começa com nossa escolha de fazer a diferença!

Compartilhar:

Colunista

Colunista Anna Luísa Beserra

Anna Luísa Beserra

CEO da SDW, cientista, empreendedora social e biotecnologista formada pela Universidade Federal da Bahia. Dedica-se a democratizar o acesso à água e saneamento globalmente por meio de tecnologias inovadoras e acessíveis, beneficiando mais de 25 mil pessoas com o desenvolvimento de 6 tecnologias. Reconhecida internacionalmente pela ONU, UNESCO, Forbes e MIT.

Foi premiada pelos Jovens Campeões da Terra, pela Forbes Under 30 e finalista do prêmio mundial Green Tech Award. Seu compromisso com a sustentabilidade, impacto social e responsabilidade social é inabalável e continua dedicando sua carreira para resolver os desafios mais prementes da nossa era.

Artigos relacionados

Imagem de capa Taxa de desemprego é 50% maior entre as mulheres; está na hora de buscarmos soluções práticas para transformar essa realidade

Gestão de pessoas

11 Março | 2024

Taxa de desemprego é 50% maior entre as mulheres; está na hora de buscarmos soluções práticas para transformar essa realidade

Programas de diversidade, recrutadores humanizados e investimento na capacitação dos funcionários estão entre iniciativas de empresas que querem fazer a diferença no mercado de trabalho

Ellen Murray

5 min de leitura

Imagem de capa Fragmentos da longevidade e etarismo na sociedade

Gestão de pessoas

09 Março | 2024

Fragmentos da longevidade e etarismo na sociedade

Reflexões sobre limites etários nas empresas e sociedade: como reconhecer a necessidade de atualizar o nosso software

Fran Winandy

8 min de leitura