Liderança

Precisamos falar sobre demissão

Rogério Cher, especialista em liderança, cultura e engajamento, inaugura nossa série em vídeo #ConversasCorajosas, e fala sobre um tema muito evitado dentro das organizações

Compartilhar:

Quem já foi demitido é provável que se lembre a roupa que estava usando no dia, como era a sala, o que fez depois do desligamento, entre outros detalhes, quase sempre dolorosos. “Isso porque, apesar de a demissão ser uma experiência marcante, os processos, em geral, são bastante descuidados dentro das empresas”, afirma Rogério Cher, especialista em liderança, cultura e engajamento.

Além de ter sido diretor de RH de grandes empresas, como a Natura, Cher trabalhou muitos anos com aconselhamento de indivíduos em transição de carreira, e acompanhou de perto histórias de executivos que perderam seus empregos e precisaram se encontrar. Essa sua experiência o faz questionar como um tema tão importante pode receber tão pouca atenção por parte das lideranças, e esse foi o fio condutor do bate-papo que a editora-executiva da revista __HSM Managemen__t, Gabrielle Teco, teve com ele.

Demissão é hora para dar feedback? O que o processo de demissão diz sobre a cultura organizacional? E os líderes? Como devem se preparar? Essas e muitas outras questões são abordadas por Cher, que deixa contribuições importantes tanto para quem passa ou passou recentemente por um processo de transição de carreira, como para quem precisa zelar pelo processo de demissão. “E engana-se quem acha que isso é responsabilidade do RH. O líder precisa entender seu papel na construção de times engajados e não pode querer delegar funções tão relevantes desta jornada”, complementa o especialista.  

**Assista[ aqui ](https://www.youtube.com/watch?v=PbYB-_NZfZY)ao vídeo #ConversasCorajosas Episódio 1: Demissão:**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral