Direto ao ponto

Quem elogia o RH?

Futuro S/A revela visões distintas sobre a contribuição da área de recursos humanos

Compartilhar:

Existe uma enorme diferença na forma como o RH é percebido dentro e fora dos seus muros. A constatação vem da pesquisa “Raio-X do RH”, realizada pela consultoria Futuro S/A com 487 profissionais de todos os níveis (de analistas a CEOs), em companhias brasileiras e multinacionais – 66% deles colaboradores da área de recursos humanos e 34% de outros setores.

Segundo o levantamento, a avaliação sobre o desempenho do RH é muito mais positiva por quem trabalha na área. Em algumas questões – conhecimento do negócio, contribuição para o sucesso e diagnóstico das necessidades da companhia – a diferença na percepção supera os 30 pontos percentuais.

O que explica essa distância? Para André Souza, CEO da Futuro S/A, ela pode ser resultado da dificuldade de mensurar os resultados da área de recursos humanos, do seu desconhecimento das necessidades reais do negócio ou, ainda, de uma desconexão verdadeira com o restante da empresa. “Em determinadas situações, o RH trabalha de forma desconectada das demais áreas e não tem uma visão transversal do que a organização precisa”, afirma. O problema também pode ser falha na comunicação – mesmo que o RH gere alto impacto, suas ações não ganham visibilidade para todos.

![06. Quem elogia o RH-](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/JR5v46PyGcY0TAkB8d9na/99428444c0a7b7946535af4f6d054fbf/06._-Tabela-_Quem_elogia_o_RH.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura