Direto ao ponto

Quem elogia o RH?

Futuro S/A revela visões distintas sobre a contribuição da área de recursos humanos

Compartilhar:

Existe uma enorme diferença na forma como o RH é percebido dentro e fora dos seus muros. A constatação vem da pesquisa “Raio-X do RH”, realizada pela consultoria Futuro S/A com 487 profissionais de todos os níveis (de analistas a CEOs), em companhias brasileiras e multinacionais – 66% deles colaboradores da área de recursos humanos e 34% de outros setores.

Segundo o levantamento, a avaliação sobre o desempenho do RH é muito mais positiva por quem trabalha na área. Em algumas questões – conhecimento do negócio, contribuição para o sucesso e diagnóstico das necessidades da companhia – a diferença na percepção supera os 30 pontos percentuais.

O que explica essa distância? Para André Souza, CEO da Futuro S/A, ela pode ser resultado da dificuldade de mensurar os resultados da área de recursos humanos, do seu desconhecimento das necessidades reais do negócio ou, ainda, de uma desconexão verdadeira com o restante da empresa. “Em determinadas situações, o RH trabalha de forma desconectada das demais áreas e não tem uma visão transversal do que a organização precisa”, afirma. O problema também pode ser falha na comunicação – mesmo que o RH gere alto impacto, suas ações não ganham visibilidade para todos.

![06. Quem elogia o RH-](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/JR5v46PyGcY0TAkB8d9na/99428444c0a7b7946535af4f6d054fbf/06._-Tabela-_Quem_elogia_o_RH.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura